Descrição de chapéu Obituário Jamil Chade (1938 - 2024)

Mortes: Trocou a vocação religiosa para ajudar pessoas com a medicina

Jamil Chade, integrante das primeiras equipes do Hospital Sírio-Libanês, fez nome na urologia e atendia a todos sem distinção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Filho de libaneses, Jamil Chade nasceu na cidade de Oriente, no interior de São Paulo, em 12 de janeiro de 1938. Terceiro de cinco irmãos, teve a infância e a adolescência influenciadas por mascates árabes que desembarcavam no Brasil naquela época.

Chegou a manifestar vocação para a vida religiosa, mas abriu mão do seminário e se mudou para o Rio de Janeiro para cursar medicina. Formou-se no início dos anos 1960 e se especializou em urologia.

De volta a São Paulo, integrou na capital as primeiras equipes de médicos do Hospital Sírio-Libanês, que praticamente se transformou em sua casa.

Os tempos eram outros, e Chade com seu próprio carro ajudava a fazer as compras dos alimentos que seriam servidos aos pacientes.

O médico urologista Jamil Chade (1938 - 2024) - Leitor

Em 1967, foi convidado a integrar o Grupo Segurança Saúde, a futura Amafresp (Serviço de Assistência à Saúde da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo), e criou uma lista de médicos especialistas em cirurgia geral, cardiologia e urologia.

Entre 1986 e 1987 esteve na Escola de Medicina de Harvard como pesquisador em cirurgia. Mestre e doutor em urologia pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), também foi professor convidado da Faculdade de Medicina da PUC-Sorocaba e da Faculdade de Medicina de Valença, no Rio de Janeiro.

Chade ocupava a cadeira 29 da Academia de Medicina de São Paulo. Publicou diversos trabalhos e se tornou referência nacional e internacional.

Também foi presidente do departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, da Associação Médica Brasileira e do núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, onde chefiava a equipe do pronto-atendimento.

Casou-se com a também médica Milca Cezar Chade, ginecologista, com quem teve três filhos, Jamil, jornalista e correspondente internacional, Daher e Milca, médicos.

"Tomou a clara decisão de usar a medicina para ajudar as pessoas. Ele jamais perguntou se a pessoa tinha como pagar pela cirurgia. Organizava tratamentos para parentes de conhecidos e desconhecidos. Aceitava pagamentos em lentilhas, em alimentos, em abraços", diz o filho Jamil Chade.

"A medicina não foi outra coisa senão o instrumento que ele encontrou para exercer no mundo sua missão: a de curandeiro, de corpos e de almas", completa.

Chade morreu no dia 15 de janeiro, aos 86 anos, em São Paulo. Deixou, além dos filhos, cinco netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.