Descrição de chapéu aniversário de São Paulo

Quantos centenários existem em SP? Saiba o que Censo diz sobre a cidade

Quantidade de pessoas com mais de cem anos na capital supera a população total de 71 municípios brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na cidade de São Paulo, entre 11 milhões de habitantes, vivem mais de 1.600 pessoas centenárias. Na contagem do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), eram exatamente 337 homens e 1.424 mulheres com mais de um século de idade.

Eles teriam idade suficiente para se lembrar da Revolução de 1932, quando a capital foi bombardeada por forças federais, e ter conhecido o antes e o depois do Plano de Avenidas que transformou a cidade na década de 1940. Podem ter visto a inauguração do parque Ibirapuera em 1954 e as demolições em série de casarões na avenida Paulista, em 1982.

Os números do Censo colocam São Paulo, maior cidade do hemisfério Sul, numa posição ainda mais singular. Apenas o número de pessoas com mais de cem anos na capital paulista é maior do que a população inteira de 71 municípios brasileiros.

Vista de edifícios modernistas no centro de São Paulo cortados pela avenida Ipiranga: capital faz 470 anos - Eduardo Knapp - 2.out.2023/Folhapress

Com uma quantidade notável de centenários, a cidade de São Paulo tem menos crianças do que a média brasileira. Há 325 mil bebês de 0 a 4 anos no município. Eles correspondem a 5,2% de todos os moradores, enquanto a média nacional é de 6,6%.

A pirâmide etária paulistana, por outro lado, tem seus maiores patamares entre os 35 aos 44 anos. São 1,9 milhão de pessoas nessa faixa etária, o equivalente a 16% de toda a população.

O município tem 739 pessoas quilombolas e 19,8 mil indígenas —estes, concentrados principalmente no pico do Jaraguá, onde há a menor terra indígena do país, e nas aldeias Krukutu e Tenondé Porã, na zona sul. Mas a cidade tem uma proporção maior de pessoas brancas em relação ao país: são 6,2 milhões, ou 54%, enquanto a média brasileira é de 43%.

Em São Paulo, há 7.000 moradores para cada quilômetro quadrado de terra. A concentração de pessoas é centenas de vezes maior do que a média brasileira —com menos de 24 habitantes para cada quilômetro quadrado—, mas ainda assim menor do que os municípios vizinhos.

Taboão da Serra, Diadema, Osasco e Carapicuíba, que cresceram em função da pujança econômica da capital, são os campeões brasileiros em densidade demográfica. Já São Paulo ainda conserva grandes áreas de mata, especialmente em distritos como Marsilac e Grajaú, na zona sul, o que faz com que a concentração de pessoas por território seja menor.

Dona do maior PIB (Produto Interno Bruto) municipal do Brasil, a cidade está longe do topo em termos de distribuição de renda. A remuneração média na cidade é de 4,3 salários mínimos, em 17º lugar no país. Já o PIB per capita é R$ 66,8 mil, atrás de 509 cidades brasileiras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.