Descrição de chapéu chuva

Serra Antiga dos Tamoios é liberada; Mogi-Bertioga segue interditada

Chuva forte atingiu o litoral paulista na quarta (24) e na quinta (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A Serra Antiga da Tamoios já foi liberada para o tráfego de veículos na manhã deste sábado (27). A Rodovia estava interditada para estabilização da encosta do km 73, onde houve um deslizamento na noite de quarta-feira (24).

A interdição temporária se deveu ao alto volume de chuva no local. A concessionária já havia previsto a liberação até o meio-dia.

Embora tenha começado com um leve deslizamento, durante a limpeza, iniciada na quinta-feira (25), mais terreno cedeu.

As equipes de engenharia da Concessionária Tamoios estavam no local trabalhando para liberar o trecho. O órgão não registrou mortos nesse alerta.

Imagem mostra caminhões da Defesa Civil na Serra dos Tamoios
Rodovias seguem interditadas no litoral paulista. Serra Antiga e Mogi-Bertioga seguem interditadas - Divulgação/Concessionária Tamoios

A rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) ainda permanece totalmente interditada desde o deslizamento de barreira na quarta (24), com transito somente local do km 56 até o km 77.

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), municípios da Baixada SantistaBertioga, Guarujá, Santos, Cubatão e Praia Grande— e do litoral norteCaraguatatuba e Ubatuba— registraram mais de 150 mm de precipitação dentro de 24 horas, entre a noite de quarta (24) e desta quinta-feira (25).

As fortes chuvas provocaram danos e assustaram moradores de cidades do litoral. O temporal alagou bairros de São Sebastião e fez a prefeitura acionar sirenes na Vila Sahy. Caraguatatuba também registrou inundações, e Santos pôs áreas de morro em estado de atenção.

Alagamentos atingiram Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburi e Boraceia.

Na Vila Sahy, comunidade que fica na área de encosta do lado oposto da praia de Barra do Sahy, a madrugada foi tensa para moradores. Muitos saíram de suas casas temendo novos deslizamentos, como os que ocorreram em fevereiro do ano passado, quando 64 pessoas morreram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.