Descrição de chapéu Congresso Nacional indústria

CPI convoca presidente e diretor da Braskem e diretor-geral da Agência Nacional de Mineração

Comissão deve se reunir nos dias 5 e 6 de março para depoimentos conjuntos; professores também foram chamados por comissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A CPI da Braskem aprovou nesta quarta-feira (28) a convocação do diretor-presidente da Braskem, Roberto Bischoff. O pedido foi feito pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).

Por sugestão do senador Otto Alencar (PSD-BA), a comissão também aprovou a convocação do diretor global de pessoas, comunicação, marketing e relações com a imprensa da Braskem, Marcelo Arantes.

Rogério Carvalho, relator da CPI, Omar Aziz, presidente, e Jorge Kajuru, vice-presidente - Gabriela Biló-27.fev.2024/Folhapress

A CPI também convocou o diretor-geral da ANM (Agência Nacional de Mineração), Mauro Henrique Moreira Sousa, e o ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil, Thales Sampaio. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros, completa a lista.

Os dois primeiros devem ser ouvidos na quarta-feira (6). A pedido do relator da comissão, Rogério Carvalho (PT-SE), a CPI também convocou três professores. Eles devem prestar depoimento juntos na próxima terça (5).

Os três são: Abel Galindo Marques, professor aposentado da UFAL (Universidade Federal de Alagoas); Natallya de Almeida Levino, também da UFAL; e José Geraldo Marques, doutor e ativista em ecologia. Marques morava em um dos bairros afetados de Maceió.

A Braskem afirmou que "vem cumprindo os compromissos assumidos com Maceió e seus moradores com diligência e transparência e está à disposição, como sempre esteve, para esclarecer sobre suas atividades".

"A empresa contribuiu e continuará contribuindo com as autoridades responsáveis, fornecendo as informações pedidas, no prazo solicitado", completou a empresa em nota divulgada após a convocação dos dois executivos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.