Descrição de chapéu Alalaô Rio de Janeiro

Escolas pedem punição da campeã Viradouro por excesso de pessoas na comissão de frente

Liesa diz que vai analisar recursos apenas na quinta-feira (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Quatro escolas de samba entraram com um recurso na Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio) para penalizar a comissão de frente da Viradouro, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. O movimento é encabeçado por Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio, que disputaram o título com a escola de Niterói.

Elas alegam que a Viradouro descumpriu a regra de apenas 15 componentes visíveis na comissão de frente. A Liesa afirmou que os recursos foram aceitos, mas só serão analisados na quinta-feira (15).

"Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos até amanhã, quando faremos reunião com as escolas que voltarão para desfilar no sábado [17]", disse o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.

No entanto, mesmo com uma eventual punição, o resultado desta quarta-feira não vai mudar. Isso porque a Viradouro teve uma diferença de mais de 5 décimos para a segunda colocada, Imperatriz.

Carro da comissão de frente da Viradouro também irradia um enorme arco-íris na Sapucaí.
Carro da comissão de frente da Viradouro - Folhapress

As escolas alegam que a agremiação de Niterói feriu o regulamento que prevê o limite de 15 componentes na comissão de frente. O que é questionado é que, após os bailarinos subirem e se esconderem dentro do elemento cenográfico da apresentação, outros personagens apareceram. Se forem novos integrantes, e não os mesmos bailarinos com roupas diferentes, a Viradouro pode ter extrapolado o número limite de componentes.

O presidente de honra da Viradouro, Marcelo Petrus Calil, se defendeu afirmando ter cumprido ao regulamento.

"Existe uma comissão de obrigatoriedade e ela vai dizer se cumpriu um não. Eu sempre cumpro o regulamento. Vamos esperar abrir os envelopes", disse à TV Globo.

Antes da apuração, o presidente da Liesa afirmou que nenhuma das escolas feriu as obrigatoriedades.

Em nota, a Grande Rio detalhou o motivo pelo qual entrou com o recurso contra a Viradouro:

"O grupo contendo dez integrantes manteve-se em cima do tripé, permanecendo imóvel durante parte da apresentação do outro grupo, que também estava na cena de forma aparente. Este fato que por si já determinaria o excesso cometido, não sendo relevante se os grupos estão juntos no tripé ou não", disse a escola.

"Contudo, em determinado momento da coreografia o grupo de 12 integrantes ainda sobe no tripé e se junta ao outro que está fantasiado de palha imóvel. Neste momento o flagrante caso de violação se acentua de maneira inequívoca, já que ambos os grupos estavam dividindo o mesmo espaço cênico. Assim que o grupo de doze integrantes se esconde dentro do tripé, o outro grupo inicia uma evolução de dança".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.