Descrição de chapéu Mobilidade transporte público

Falhas interrompem a circulação de trens na linha 8, da ViaMobilidade

Composições não rodaram entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda; empresa diz que houve falha no sistema de alimentação elétrica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Falhas em trens interromperam a circulação em parte da linha 8-diamante, da ViaMobilidade por cerca de quatro neste sábado (24), em São Paulo.

A informação sobre o problema foi dada pela concessionária por volta das 15h30 na rede social X, antigo Twitter.

A interrupção na circulação de trens ocorreu entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras Barra Funda. Na rede social, a empresa afirmou que os passageiros deveriam usar a linha 7-rubi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que é pública.

0
Trem da ViaMobilidade; linha da concessionária volta a apresentar problema - Danilo Verpa - 4.out.23/Folhapres

Segundo a empresa, a operação foi interrompida devido à falha no sistema de alimentação elétrica.

Os problemas atingiram três trens da empresa e pantógrafos, hastes que ligam as composições ao cabeamento elétrico.

Conforme a empresa, a falha aconteceu na região da estação Imperatriz Leopoldina, no sistema responsável por alimentar os trens. O problema acabou impactando em mais dois trens na estação Júlio Prestes e General Miguel Costa. A causa da falha está em apuração, segundo a ViaMobilidade.

A circulação foi normalizada por volta das 19h45, conforme informou a concessionária.

"Os passageiros foram informados por avisos sonoros, nos canais oficiais da concessionária e pelos AAS [Agentes de Atendimento e Segurança] nos trens e estações", afirmou.

Esse foi o segundo problema em linhas da ViaMobilidade nesta semana. Na última quarta-feira (21), Um raio atingiu o sistema elétrico da linha 9-esmeralda.

A descarga atmosférica ocorreu na região do Grajaú, extremo sul da capital. Por causa do problema, a circulação de trens foi interrompida entre as estações Primavera-Interlagos e Mendes-Vila Natal.

Os problemas não são novos. O Ministério Público de São Paulo e ViaMobilidade fecharam em novembro um acordo de R$ 786 milhões para que a concessionária não seja processada pelas recorrentes falhas nas linhas 8-diamante e 9-esmeralda dos trens. Entre as obrigações estão construir escolas e de um complexo esportivo e melhorias em estações.

A Promotoria destacou oito problemas ocorridos desde março do ano passado, como seis descarrilamentos e uma colisão de um trem da linha 8-diamante na estação Júlio Prestes, na região central da capital.

O primeiro ano de operação das linhas após a concessão teve, em média, uma falha a cada três dias. Reportagem da Folha mostrou que foram 166 registros entre janeiro de 2022, quando começou a concessão, até janeiro deste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.