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Justiça de SP determina fim da prioridade a veículos locais na fila da balsa de Ilhabela

Lei de 2022 dava preferência na travessia aos moradores de São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de SP

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São Paulo

Decisão do Órgão Especial do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou o fim da prioridade aos veículos emplacados em São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte paulista, na fila da balsa de acesso à ilha. A decisão, unânime, é da última quarta-feira (21).

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, que defendeu a anulação da lei aprovada pela Prefeitura de Ilhabela em 2022.

Veículos de São Sebastião não terão mais prioridade no embarque da balsa para Ilhabela
Veículos de São Sebastião não terão mais prioridade no embarque da balsa para Ilhabela, no litoral norte de São Paulo - Adriano Vizoni - 17.jan.2024/Folhapress

O desembargador Jarbas Gomes, relator do processo, avaliou que compete à gestão estadual legislar sobre o transporte hidroviário, apesar de a Constituição garantir aos municípios autonomia na administração local.

"Ao contrário do que alegam os réus, o acesso à balsa não pode ser considerado como assunto de interesse exclusivamente local", escreveu na decisão.

Procurada, a Prefeitura de São Sebastião disse que a lei pertence ao município de Ilhabela e, por isso, não iria se pronunciar. A Prefeitura de Ilhabela também foi questionada, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Já a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) afirmou que segue as legislações vigentes.

A travessia para a ilha é bastante disputada, e a espera na fila já chegou a seis horas no fim de ano. Atualmente, a média de veículos que embarcam por dia é de 5.200 na alta temporada.

Além do excesso de veículos, as filas são formadas em decorrência das regras de funcionamento das embarcações, que podem ser paralisadas conforme a velocidade dos ventos na travessia.

Das dez embarcações disponíveis para a travessia, seis param de funcionar quando o vento chega a 25 nós (46,2 km/h) e outras duas, com capacidade menor, ficam inoperantes quando há ventos de 14 nós (25,9 km/h). Há também duas lanchas exclusivas para o transporte de pedestres e ciclistas que só podem navegar em condições de vento de até 21 nós (38 km/h).

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) projeta para o início de 2025 o leilão de parceria público-privada para as oito travessias marítimas do estado, o que inclui a balsa que liga São Sebastião a Ilhabela A previsão de investimento é de R$ 80 milhões.

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