Descrição de chapéu Obituário Jean Carlos da Conceição (1974 - 2024)

Mortes: Revelado pelo Bangu, artilheiro colecionou títulos pelo país

Atacante multicampeão fez história no Paulista de Jundiaí, no Santo André e em vários clubes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um olheiro de Bangu estava garimpando algum talento nos campos de várzea do bairro homônimo da zona oeste do Rio de Janeiro, quando viu um moleque habilidoso com a bola nos pés. Chamou para um teste e começava ali a carreira do artilheiro.

Jean Carlos da Conceição arrebentou no primeiro treino. Apesar da idade, apenas 16 anos, pulou a categoria juvenil e foi direto para o time de juniores. Três ou quatro jogos e alguns gols depois, passou para a equipe profissional.

"Quando o técnico o viu jogar, puxou ele para o time de cima", afirma o irmão Gilmar da Conceição.

0
Jean Carlos (com a camisa tricolor) sobe para disputa de cabeça em jogo contra a Ponte Preta, pelo Torneio Rio-São Paulo - Marcos Peron 9.mar.2002/Folhapress

Dotado de um faro de gols inigualável, como definiu o Paulista de Jundiaí, onde teve duas passagens, Jean Carlos foi um colecionador de títulos.

Só no tricolor do interior de São Paulo, ergueu os troféus de campeão da Série A-2 do Campeonato Paulista e da Série C do Campeonato Brasileiro —com 14 gols, dividiu a artilharia do torneio com outros dois jogadores.

Jean Carlos é o sétimo maior artilheiro da história do clube centenário, com 64 gols em 140 jogos disputados.

Entre outros, o atacante também estava no elenco do Santo André, quando a equipe do ABC ganhou a Copa do Brasil em 2004. "Foi fundamental para a conquista", escreveu o clube em suas redes sociais.

A lista de times em que jogou tem ainda Guarani (SP), Anápolis (GO), Juventude (RS), São Caetano (SP), Ituano (SP), Bahia e Remo (PA).

"O Jean Carlos está entre os quatro maiores atacantes do Paulista nos últimos 50 anos", afirma o radialista Adilson Freddo, 64, que acompanha profissionalmente o clube há cerca de quatro décadas.

"Em 2001, o Paulista [que levava o nome de Etti Jundiaí, por ser administrado pela multinacional Parmalat na época] jogou em Juazeiro [BA], num sol de desmaiar as pessoas às 11h da manhã, e diziam que era impossível ganhar do Juazeirense lá. Pois o Jean Carlos fez um golaço, um dos cinco na vitória por 5 a 0", lembra o radialista.

Luiz Roberto Raymundo, o Pitico, então vice-presidente na segunda assinatura de contrato do atleta com o Paulista, define Jean Carlos, como um jogador diferenciado. "Era inteligente, com velocidade e visão de jogo, que hoje atuaria em time grande", diz.

Jean Carlos encerrou sua carreira em 2007, aos 33 anos. Fez também parte do elenco campeão paraense com o Remo.

Aposentado profissionalmente, adotou o interior paulista e ensinava futebol em escolinhas de Santa Bárbara d' Oeste (a 135 km de São Paulo), segundo o irmão.

Jean Carlos da Conceição morreu nesta terça-feira (27), aos 50 anos, após complicações de um câncer de próstata, que se espalhou para o pâncreas.

Clubes no qual jogou e ex-companheiros publicaram homenagens a ele em redes sociais nesta terça e quarta, quando foi enterrado.

Deixou três filhos, um neto de dois meses, e torcedores de diferentes camisas saudosos de seu oportunismo na frente das traves.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.