Descrição de chapéu Alalaô

Obras literárias e mitologias dominam 1º dia do grupo especial da Sapucaí

Desfiles no Rio Janeiro começam às 22h, com a Porto da Pedra, e fecham com Imperatriz, atual campeã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Neste domingo (11), começam, na Sapucaí, os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. A primeira noite será aberta a partir das 22h e, das 6 escolas que irão desfilar, 3 terão enredos baseados em obras literárias. A mitologia yanomami, lendas portuguesas e o carnaval de Maceió também terão espaço na avenida.

Primeira da programação, a Porto da Pedra vai apresentar o enredo "Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular", do carnavalesco Mauro Quintaes.

A escola de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, está de volta ao grupo especial após 12 anos. O desfile contará a história do almanaque que prometia decifrar desde a previsão do tempo até o comportamento dos insetos.

Carro alegórico
Atual campeã, Imperatriz, irá desfilar na primeira noite da Sapucaí - Carl de Souza - 21.fev.2023/AFP

Escrito na Espanha no século 14, o almanaque foi o livro mais lido por dois séculos anos no Brasil, de acordo com Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), autor do "Dicionário do Folclore Brasileiro" (1954).

"Então, por 200 anos, o Lunário Perpétuo educou, orientou, alfabetizou, direcionou os agricultores do Nordeste brasileiro. O nosso enredo começa lá na Europa medieval e toma esse corpo de brasilidade a partir da chegada do Lunário ao Brasil", disse Quintaes.

O Tigre de São Gonçalo, como é conhecida a escola, vai para a avenida com 22 alas, 6 alegorias e 1 tripé. Ao todo, serão 2.800 componentes. A rainha de bateria é a modelo Tati Minerato.

História de Maceió

A Beija-Flor de Nilópolis, que tem 14 títulos, será a segunda a desfilar. Sua última vitória foi em 2018. Para acabar com o jejum, a azul-e-branco aposta no enredo "Um Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila".

Segundo a pesquisa para o enredo, Benedito dos Santos nasceu em Maceió, no início do século 20, e passou a se chamar, mais tarde, Rás Gonguila, dizendo ser descendente direto do último imperador da Etiópia. Ele fundou o bloco Cavaleiro dos Montes.

A escola promete resgatar a estética suntuosa que lhe rendeu o bicampeonato em 2007 e 2008 (com "Áfricas" e "Macapaba"), o tricampeonato de 2003, 2004 e 2005, além do título de 2015 (sobre a Guiné Equatorial). Serão 32 alas e 6 alegorias. Neguinho da Beija-Flor, 74, é o intérprete do samba.

Yanomamis e tupinambás

O Salgueiro, terceira escola a entrar na Sapucaí neste domingo, após ficar em sétimo lugar no ano passado, tenta alcançar o título com um tema atual: o povo yanomami, que enfrentou nos últimos anos uma grave crise de saúde em seu território, na amazônia.

A escola contará o enredo "Hutukara", desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira. Será abordada a mitologia yanomami, em defesa dos povos originários e da floresta amazônica.

A vermelho-e-branco desfilará com 6 alegorias, 1 tripé, 1 elemento cenográfico na comissão de frente, e terá 26 alas. A rainha de bateria é a atriz Viviane Araújo.

Em seguida, a Acadêmicos do Grande Rio retorna com o talento da dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Os dois estrearam na escola em 2020 e abocanharam, na ocasião, o vice-campeonato; em 2022, foram os vencedores.

A escola está com o enredo "Nosso Destino É Ser Onça", inspirado no livro "Meu Destino É Ser Onça" (Ed. Record, 2009), de Alberto Mussa, que aborda a criação do mundo pelo mito tupinambá.

Os carnavalescos propõem uma reflexão sobre a simbologia da onça na cultura brasileira. Com a atriz Paolla Oliveira como rainha de bateria, serão cerca de 3.200 componentes, com 5 carros alegóricos e 3 tripés ao longo do desfile.

Portugal e cigana Esmeralda

Com o experiente carnavalesco Alexandre Louzada, que tem seis títulos no carnaval do Rio e outro em São Paulo, a Unidos da Tijuca será a penúltima escola a desfilar. A melhor colocação nos últimos anos foi em 2016, quando ganhou o vice-campeonato. Desde então, não desfila entre as campeãs.

Para a vitória, a aposta é o enredo "O Conto de Fados", com a proposta de uma viagem a Portugal por meio de fábulas e lendas. Serão 5 alegorias, 1 tripé e 28 alas. A cantora Lexa vem como rainha de bateria.

A atual campeã, Imperatriz Leopoldinense, segue com o carnavalesco Leandro Vieira, que, nos últimos quatro carnavais, comemorou títulos. Ele fez história na Mangueira, produzindo seis carnavais, e vai para o seu terceiro desfile na Imperatriz (contando 2020, no grupo de acesso).

No ano passado, venceu narrando o pós-morte de Lampião, baseado em uma história de cordel. Agora, Vieira aposta no enredo "Com a Sorte Virada para a Lua, Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda", também apoiado em um cordel, de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), considerado como o primeiro escritor brasileiro desse gênero literário, com cerca de 240 obras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.