Pilotos da Latam declaram 'mayday' após decolar de SP e precisam voltar em emergência

Com tanque cheio, pneu estourou no pouso segundo bombeiros, mas companhia nega; OUTRO LADO: empresa diz que retorno ao Aeroporto de Guarulhos ocorreu por 'questões técnicas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aeroin

Um Boeing 787 da Latam que iria de Guarulhos (SP) para Joanesburgo, na África do Sul, acabou precisando retornar para o aeroporto, e os pilotos declararam "mayday". A aeronave de matrícula CC-BGE tinha decolado no final da tarde desta quinta-feira (22) no voo LA-8058, em uma jornada que duraria sete horas.

Apenas seis minutos após a decolagem, quando cruzava a altitude de 9.000 pés (2.700 m), sobrevoando Guaianases, iniciou uma descida e regresso imediato para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Logo após, o piloto do jato declarou "mayday" pousando 17 minutos após ter decolado, acompanhado dos bombeiros que seguiram o 787-9 pela pista.

Após o pouso, o piloto indagou à torre se teve alguma fumaça visível, indicando que o retorno pode ter ocorrido por questão de indicação de fogo na aeronave.

Pilotos de Boeing da Latam declaram 'mayday' logo após decolar de Guarulhos e precisam voltar em emergência
Avião decolou de Guarulhos com destino a Joanesburgo, na África do Sul, mas teve que retornar ao aeroporto seis minutos depois; piloto declarou 'mayday' - RadarBox

O controlador de voo respondeu afirmando que não havia sinais de fumaça, mas disse que os bombeiros relataram que um dos pneus do trem de pouso estourou, o que foi negado pela companhia (veja nota mais abaixo).

Como o jato havia sido abastecido para cruzar o Oceano Atlântico, a aeronave decolou com um peso acima do limite de pouso, o que ocorre na maioria dos voos longos. É esperado que o chamado overweight landing (pouso acima do peso máximo) cause um esforço estrutural extra, e o pneu possivelmente estourou por este motivo.

Em nota oficial, a Latam afirmou que "o voo LA8058 (São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo), que decolou às 18h03 (hora local) desta quinta-feira (22/2), precisou retornar ao aeroporto de origem devido a questões técnicas. A aeronave foi substituída e o voo foi reprogramado com nova decolagem prevista para as 22h (hora local). A companhia lamenta os transtornos causados e está prestando a assistência necessária aos passageiros. Por fim, reitera que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.