Descrição de chapéu Rio de Janeiro chuva clima

Sob forte chuva, sirenes de alerta são acionadas em Petrópolis (RJ)

Ruas ficaram alagadas, e houve deslizamentos de terra; Defesa Civil diz ter registrado seis ocorrências sem gravidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma forte chuva na tarde desta quinta-feira (8) fez acionar o sistema de sirenes de alerta de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

O mau tempo causou alagamentos e enchentes em diferentes pontos na cidade, e ao longo do dia as sirenes de alerta foram acionadas em três regiões da cidade. Elas tocaram no centro histórico e no primeiro e terceiro distritos do município.

De acordo com a Defesa Civil municipal, foram registradas seis ocorrências —sem gravidade e sem vítimas— por causa do temporal, de deslizamento de terra sobre imóveis e vias, queda de árvore e alagamento.

Foto de uma rua alagada. Há um carro cujas rodas estão submersas na água
Forte chuva provocou acionamento de sirenes em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta (8) - Reprodução/TV Globo

Por volta das 16h30, a Defesa Civil chegou a montar três pontos de apoio e orientou que a população que vive em áreas de risco fosse até eles, mas a estrutura foi desmobilizada duas horas depois.

O sistema de alerta de chuvas do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) indicou, às 17h50, que o nível do rio Cuiabá, em Petrópolis, ficou acima do normal por conta das chuvas.

O governo do estado também indicou risco alto para deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos em Petrópolis. Outras cidades da região serrana —como Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim— também podem ser afetadas pelo temporal..

Para a noite desta quinta-feira, a previsão do tempo indica pancadas de chuva de intensidade moderada

As autoridades pedem atenção dos moradores de áreas de risco, e novos alertas podem ser acionados se houver piora das condições climáticas. A orientação é para que a população evite áreas alagadas e interditadas e fique atenta a qualquer sinal de deslizamento.

Em 2022, chuvas devastaram a cidade de Petrópolis, deixando 235 mortos e dois desaparecidos. Antes, em março de 2013, temporais já tinham atingido a região serrana do Rio causando dezenas de mortes.

Dois anos antes, em 2011, a tragédia em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis foi tamanha que não foi possível contar o número exato de mortos. Oficialmente foram 918, mas não há um número consolidado de desaparecidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.