Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Homem é baleado à queima-roupa por policial na avenida Brasil, no Rio

Momento em que PM atira na vítima foi filmado; corporação diz que agente foi preso em flagrante por suspeita de homicídio culposo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um homem foi morto ao ser baleado à queima-roupa por um policial militar na avenida Brasil, uma das principais vias do Rio de Janeiro. O caso aconteceu nesta quinta-feira (8), na altura do Complexo da Maré, na zona norte da cidade. O momento em que o PM atira em Jefferson de Araújo Costa foi registrado em vídeo.

A Polícia Militar informou que o policial, cujo nome não foi divulgado, foi preso à noite por suspeita de homicídio culposo —quando não há intenção de matar. Ele foi levado à unidade prisional da corporação, em Niterói, Região Metropolitana.

A PM abriu um inquérito na corregedoria para investigar o caso. O agente, lotado na 22º Batalhão, se apresentou à Delegacia de Homicídios, da Polícia Civil, que investiga o caso. A arma e a câmera corporal dele foram recolhidas e disponibilizadas para o inquérito.

Pessoas fazem gestos de desespero ao andar em avenida, onde ônibus aparecem ao fundo
Movimentação na avenida Brasil após homem ser baleado nesta quinta (8) - Maré Não Vive no X

Costa foi levado para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, na Penha. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, ele já chegou morto ao hospital.

No vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver o momento em que o policial dispara contra o homem. Os dois parecem discutir e, então, o agente levanta o fuzil que carregava e dispara.

Logo em seguida, o homem é socorrido por uma mulher, e pessoas ao redor gritam. O agente deixa o local sem prestar socorro.

Em outros vídeos, o homem ferido aparece deitado no chão sangrando e desacordado. É possível ver também uma viatura próxima ao local, mas nenhum policial vai até a vítima para socorrê-la.

"Carro da polícia parado ao invés de vir dar socorro. Os que atiraram fugiram, e os outros estão ali parados deixando o homem morrer", diz uma mulher que grava a cena. "Eles têm a obrigação de vir dar socorro."

Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Militar deu uma nova versão sobre o caso. A corporação informou que os agentes haviam sido acionados para conter uma manifestação, que ameaça fechar a Avenida Brasil.

Segundo a PM, durante a ação, o fuzil de um dos policiais disparou, atingindo Jefferson Costa.

A manifestação, segundo moradores, era contra a operação das Polícias Militar e Civil que acontecia na manhã desta terça-feira.

A Delegacia de Homicídios foi ao local em que o homem foi baleado para fazer a perícia. De acordo com a Polícia Civil, outras diligências estão sendo feitas para esclarecer o caso.

O Bope (Batalhão de Operações Especiais), da PM, e a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Civil, fizeram uma operação na Maré para recuperar um caminhão cegonha que havia sido roubado por criminosos.

Há relatos desde cedo de tiroteio na região. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, duas escolas tiveram que ficar fechadas por conta dos tiros. Já na rede municipal, foram 22 unidades educacionais que precisaram encerrar suas atividades por conta da operação policial.

De acordo com a Polícia Militar, o caminhão cegonha que foi roubado transportava 11 carros de luxo quando foi levado por assaltantes na avenida Brasil. O motorista foi libertado pelos criminosos.

O caso foi registrado na delegacia de Bonsucesso, bairro próximo à Maré. Segundo a PM, os 11 carros roubados já foram recuperados. A corporação também apreendeu 4 motocicletas roubadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.