Descrição de chapéu América Latina

Traficante brasileiro é preso na Bolívia e entregue às autoridades do Brasil

Lourival Máximo Da Fonseca foi capturado na selva boliviana juntamente com outros seis companheiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santa Cruz (Bolívia) | AFP

A polícia deteve na selva da Bolívia um poderoso traficante de drogas brasileiro, Lourival Máximo da Fonseca, e anunciou sua imediata entrega às autoridades do Brasil, informou o governo boliviano nesta sexta-feira (16).

"Conseguimos a apreensão do senhor Lourival Máximo Da Fonseca, de nacionalidade brasileira", disse em coletiva de imprensa o ministro do Governo (Interior) boliviano, Eduardo Del Castillo.

A autoridade afirmou que o detido "tem mandados de prisão da República Federativa do Brasil" e é acusado "pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico".

O traficante brasileiro Lourival Máximo da Fonseca (à esq) chega à delegacia de Santa Cruz (BOL) com o boliviano Walter Rivero Lola (centro) e o albanês Lorenc Hyseni
O traficante brasileiro Lourival Máximo da Fonseca (à esq) chega à delegacia de Santa Cruz (BOL) com o boliviano Walter Rivero Lola (centro) e o albanês Lorenc Hyseni - Rodrigo Urzagasti/AFP

A polícia boliviana realizou operações desde quarta-feira (14), após um trabalho de inteligência, na região da Chiquitanía da Bolívia, uma área de selva no departamento de Santa Cruz (leste).

Na manhã desta sexta-feira, durante a captura, houve uma troca de tiros entre o grupo de traficantes e os policiais, sem registro de feridos ou mortos.

Junto com Máximo da Fonseca, também conhecido como Tião, a polícia deteve mais seis pessoas: três bolivianos, dois brasileiros e um albanês.

Del Castillo explicou que "desarticulou uma quadrilha de traficantes" ligada a envios de cocaína para a Europa. Ele afirmou que o grupo está vinculado a dois carregamentos de drogas apreendidos na Bolívia e no Peru, durante o mês de janeiro.

Na Bolívia, foram confiscadas 8,7 toneladas de cocaína, e no Peru, 7,2 toneladas da droga, escondidas de forma semelhante em placas de madeira.

A Bolívia é considerada o terceiro maior produtor mundial de cocaína, depois da Colômbia e do Peru, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas).

O país compartilha com o Brasil uma fronteira de 3.423 quilômetros, e existem áreas onde ocorre o tráfico de substâncias controladas.

Segundo La Paz, máfias na Bolívia processam coca boliviana e peruana em cocaína para exportação por diferentes rotas através do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.