Descrição de chapéu Sabesp

Enel culpa Sabesp por apagão no centro, mas estatal diz não ter danificado fiação

Interrupção no fornecimento de energia ocorre em parte dos bairros de Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A concessionária de energia Enel e a Sabesp, estatal paulista de saneamento, apresentaram versões diferentes para o apagão que atingiu parte do centro da cidade de São Paulo nesta segunda (18).

Segundo a Enel, a falta de energia em bairros da região central foi causada por uma escavação realizada pela Sabesp na região central, que teria atingido acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora.

Porém, a estatal disse que ainda investiga a situação, mas que até agora não achou indícios que a obra tenha danificado a fiação. "Avaliação preliminar constatou que as obras de manutenção e ligação nos ramais de esgoto não danificaram a rede elétrica subterrânea. A escavação foi feita manualmente, a partir das 11h, sem deslocamento da fiação", disse a empresa.

Já a Enel alega que a interrupção aconteceu por volta das 10h30. "De imediato, a companhia deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede", afirmou a concessionária, que relata ter disponibilizado geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários.

Edifício sem energia elétrica na Rua Canuto do Val, na Vila Buarque. Um apagão na manhã desta segunda-feira (18) deixou bairros de São Paulo sem fornecimento de energia elétrica. Santa Cecília, Higienópolis e Vila Buarque são algumas das localidades afetadas
Edifício sem energia elétrica na Rua Canuto do Val, na Vila Buarque, durante apagão na manhã desta segunda-feira (18) - Otavio Valle/Folhapress

A Enel informou ainda que, em razão das características que envolvem a rede subterrânea da região, as equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde e seguem trabalhando para normalizar o serviço.

"A companhia realizou manobras para isolar o trecho afetado e está realizando as ações necessária para restabelecer a energia para todos", diz.

No início da noite, a energia havia sido restabelecida em parte dos endereços. Vias como a as ruas Doutor Cesário Mota Júnior e Martim Francisco, na Vila Buarque, continuavam sem luz.

Aos moradores da região, a concessionária informou que a energia deve ser retornada entre as 22h e as 23h desta segunda-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.