Após segundo dia mais quente do ano, SP deve ter temperatura recorde nesta sexta (15)

Calorão promete continuar nos próximos dias, mas há possibilidade de chuva na capital paulista no fim de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de registrar a segunda maior temperatura do ano nesta quinta-feira (14), com 34,1ºC, a capital paulista pode ter nesta sexta (15) o dia mais quente de 2024 e recorde para o mês de março, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Climatempo.

O calorão fez com o que o órgão federal emitisse alerta vermelho de altas temperaturas para São Paulo e outros quatros estados —Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O aviso vai até este sábado (16).

Crianças brincam com água em bebedouro do parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo; previsão de fim de semana quente - Rubens Cavallari - 10.dez.22/Folhapress

A marca desta quinta-feira no município paulistano foi medida às 16h na estação meteorológica do mirante de Santana, zona norte.

Essa mesma temperatura já havia sido registrada nos dias 18 de janeiro e 13 de fevereiro.

As maiores marcas do ano foram anotadas em 8 e 9 de janeiro, com 34,3ºC em cada uma dessas datas, também conforme medição do Inmet.

O meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, afirma que há chance de a cidade registrar nesta sexta o dia mais quente para um mês de março —o recorde, de 34,3ºC, é de 2012.

A média máxima para março na cidade é de 28°C.

As altas temperaturas ocorrem por causa de uma onda de calor provocada por uma massa de ar quente e seco instalada no centro-oeste do país, com deslocamento para o sudeste, de acordo com a Climatempo.

Essa massa de ar quente impede o avanço de frentes frias que poderiam amenizar a temperatura, o que só deverá acontecer a partir da próxima segunda-feira (18), e mesmo assim, com pouco refresco —neste dia, a oscilação na capital paulista, por exemplo, deverá ficar entre 23ºC e 31ºC, mas com chuvas isoladas.

Pelas normas do Inmet, para ser uma onda de calor, a temperatura precisa ficar 5°C acima da média por mais de três dias e em uma grande área.

De acordo com o instituto, a tendência é que a máxima chegue a 35ºC no município nesta sexta, mesma temperatura prevista para sábado (16) e no domingo (17). Porém, há possibilidade de pancadas de chuva no fim de semana.

O calor acima da média promete seguir até a próxima quarta (20), quando termina o verão e começa o outono.

Nos dias de alta temperatura, as principais recomendações são de não realizar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico nos olhos e narinas e reforçar a hidratação.

Os dias mais quentes do ano em 2024

  • 34,3°C — 8/1
  • 34,3°C — 9/1
  • 34,1°C — 18/1
  • 34,1ºC — 13/2
  • 34,1°C — 14/3
  • 33,9°C —11/2
  • 33,6°C — 16/1
  • 33,5°C — 10/1

Fonte: Inmet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.