Descrição de chapéu chuva clima Defesa Civil

Chuva derruba muro do Cemitério da Consolação e causa transtornos em São Paulo

Bombeiros retomam buscas por homem que caiu em córrego na zona leste após temporal desta terça (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O temporal que castigou a capital paulista na terça (5) ainda causa transtornos cidade na manhã desta quarta (6). Segundo a Defesa Civil estadual, choveu cerca de 85 mm em duas horas, afetando principalmente as regiões central e leste. Moradores da Bela Vista estão sem água.

O muro do cemitério da Consolação, na região central, caiu por volta das 22h, após uma árvore de grande porte tombar e atingir a estrutura. Os escombros ficaram espalhados pela rua Mato Grosso. O local está isolado e uma equipe realiza a retirada do entulho na manhã desta quarta.

Rua Mato Grosso interditada após queda do muro do cemitério da Consolação, na região central - Zanone Fraissat/Folhapress

De acordo, com a Consolare, concessionária que administra o cemitério, nenhum jazigo foi atingido.

O Cemitério da Consolação é tombado e, segundo a concessionária, há um plano de restauro em andamento, seguindo os procedimentos dos órgãos competentes. O projeto contempla a reforma dos muros e dos dois pórticos de entrada do cemitério. A empresa diz que aguarda a aprovação dos órgãos de patrimônio para dar início às obras.

Em fevereiro, os muros dos cemitérios do Araçá, no Pacaembu, e da Vila Formosa, na zona leste, também caíram.

Na Rua Paim, na Bela Vista, também na região central, um deslizamento de terra atingiu a obra da linha 6-laranja do metrô, acarretando no colapso de um muro e a abertura de uma cratera. Um veículo que estava estacionado próximo ao local foi arrastado e caiu no buraco, de acordo com a Defesa Civil.

O carro arrastado para o terreno do canteiro de obras da futura estação Praça 14 Bis do metrô continuava de cabeça para baixo no local, até às 11h30, e sem previsão de retirada.

Veículo dentro de cratera aberta em obra da linha 6-laranja do metrô, na praça 14 Bis, na região central de SP - Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress

Uma caçamba de entulho também foi arrastada para baixo de terreno, que tem frente para a avenida 9 de Julho e é usado como depósito pelo consórcio responsável pela obra do metrô.

A Acciona, concessionária responsável pela obra, disse que os danos não têm qualquer relação com as atividades da obra e eventuais prejuízos estão sendo avaliados.

A rua Paim está interditada e além de equipes da construtora Acciona e da Sabesp, há caminhões da Enel no local.

A rede de distribuição de água foi danificada e deixou moradores da região sem abastecimento. A Sabesp afirmou que equipes trabalham no reparo, que deve ocorrer ao longo desta quarta, com normalização gradual do abastecimento no bairro da Bela Vista.

A costureira Maria Mônica de Assis, 48, que mora em um prédio próximo onde a calçada ruiu, disse que foi um susto muito grande. "Não parava de descer água. Ali embaixo [na praça 14 Bis] sempre alaga, mas aqui nunca vi algo assim", afirmou.

Caçamba foi arrastada para dentro de cratera na Bela Vista - Fábio Pescarini/Folhapress

Ela disse que não enfrentou falta de água pois a caixa do seu prédio estava abastecida.

Funcionários da prefeitura ainda retiravam o barro da avenida 9 de Julho no fim da manhã desta quarta-feira.

Parte de uma encosta verde deslizou e derrubou o muro de contenção, na rua Almirante Marques de Leão, no Bixiga. Parte da calçada ficou tomada pela lama e entulho. A prefeitura foi procurada, mas não respondeu até esta publicação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dez árvores caíram na capital durante a chuva de ontem. Dos 37 pontos de alagamentos registrados na terça, o do elevado presidente João Goulart (Minhocão), próximo à avenida Pacaembu, ainda estava ativo —mas transitável— na manhã desta quarta.

Os bombeiros também retomaram as buscas por um homem de 42 anos que caiu em um córrego na rua Francisco de Góes Araújo, no Jardim Lourdes, na zona leste, e segue desaparecido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas caíram no córrego. Além do homem que está desaparecido, uma mulher, que não teve a idade revelada, foi socorrida ao Pronto-Socorro Municipal Júlio Tupy. Seu estado de saúde não foi informado.

Nesta quarta, o dia será marcado por nebulosidade e pancadas de chuva mais generalizadas a qualquer momento do dia, alerta a Defesa Civil. Essas chuvas virão acompanhadas por raios e vento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.