Descrição de chapéu chuva Defesa Civil

Com 344 mm de chuva em 72 horas, Ubatuba tem comunidade isolada e decreta emergência

Ponte foi destruída pela força da água, isolando cerca de mil pessoas; Exército vai construir estrutura provisória no local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, vem sofrendo com os transtornos causados pelo alto volume de chuva dos últimos dias. Vias ficaram alagadas e uma comunidade ficou isolada depois que uma ponte foi destruída pela força da água, na tarde desta quinta-feira (7). Prefeitura decretou situação de emergência.

Em 72 horas foram registrados 344 mm de chuva no município. O esperado para todo o mês de março era de 311 mm, marca que foi ultrapassada em apenas três dias, de acordo com a Defesa Civil.

A ponte que liga o bairro Folha Seca à SP-55 foi destruída pela força das águas, e de 800 a mil pessoas estão sem condições de sair da comunidade.

0
Moradores ilhados no bairro Folha Seca, em Ubatuba, no litoral norte de SP, após ponte ser destruída pela força da água - Divulgação/Defesa Civil

A Prefeitura de Ubatuba afirmou também que seis pessoas não conseguiram retornar para suas casas na comunidade e foram abrigadas na escola Ernesmar.

O Comando Militar do Sudeste, do Exército, afirmou que o 2° Batalhão de Engenharia de Combate, de Pindamonhangaba (SP) vai construir uma passadeira para pedestres para permitir a travessia à pé. A passagem provisória vai ser mantida até o governo do estado erguer uma definitiva.

A decisão foi tomada após uma reunião na manhã desta sexta-feira (8) entre o Exército, prefeitura e Defesa Civil. Os militares também irão fornecer botes a motor no ponto de travessia.

A água começou a baixar nesta sexta e, dos cinco pontos de alagamento em Ubatuba, dois já estão acessíveis. Outros dois têm acesso parcial, e o bairro Folha Seca segue inacessível.

A Defesa Civil alertou, porém, que deve continuar chovendo no município pelo menos até domingo (10).

Quatro famílias que tiveram de deixar suas casas estão abrigadas na Escola Municipal José Simeão. São 19 pessoas que ainda não têm data para voltar para suas residências, de acordo com a prefeitura e a Defesa Civil estadual.

As aulas foram suspensas em todas as escolas devido à falta de água. Deslizamentos afetaram a rede e, de acordo com a prefeitura, a Sabesp afirmou que não há previsão de normalização do abastecimento.

"A equipe está trabalhando na cabeceira do rio, com maquinário específico, para a retirada de pedras e areia que estão próximas à captação, obstruindo a entrada da água. Assim que conseguirem desobstruir a entrada da barragem, haverá um volume maior de água, liberando o abastecimento para os bairros", afirmou a gestão municipal, em nota.

A Prefeitura de Ubatuba emitiu um decreto nesta sexta, determinando situação de emergência no município em razão de todos os transtornos e prejuízos causados pela chuva. A medida, segundo a gestão municipal, possibilita resposta imediata para combater situações emergenciais.

"A medida vale por 180 dias a partir de 6 de março (retroativo) e facilitará todo o trâmite necessário, desburocratizando procedimentos pra resoluções práticas e de urgência, como a concessão de verbas para a realização de obras", afirmou a prefeitura.

A situação de emergência no município, de acordo com a gestão municipal, é caracterizada por danos humanos, materiais e ambientais e prejuízos econômicos e sociais expressivos, que demandam aporte de recursos complementares do estado e do governo federal.

Rodovia dos Tamoios bloqueada

0
Deslizamento de terra no km 73 da serra antiga da Tamoios - Divulgação/Concessionária Tamoios

A serra antiga da rodovia dos Tamoios está bloqueada desde a manhã de quinta em razão do risco de queda de barreira após o alto volume de chuvas na região.

Na noite de quinta foi registrado um deslizamento de terra na altura do km 73 da serra antiga, de acordo com a concessionária Tamoios, que administra a rodovia, e equipes trabalham no local. O trânsito, segundo a empresa, está fluindo em operação comboio com pare e siga pela serra nova.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.