Descrição de chapéu chuva

Litoral de SP e RJ devem ter grandes volumes de chuva a partir desta quinta (21)

Em Ubatuba, acumulado pode chegar a 180 mm até domingo; agência chama previsão do tempo para o Rio de Janeiro de 'excepcional'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O litoral de São Paulo e praticamente todo o estado do Rio de Janeiro deverão ter chuvas e ventos fortes a partir desta quinta-feira (21), por causa da passagem de uma frente fria, que se deslocará do Rio Grande do Sul.

Até domingo (24), a região de Ubatuba, no litoral norte paulista, poderá receber cerca de 180 mm de chuva, aponta previsão da Climatempo.

Carro da Defesa Civil em área atingida pela chuva em Ubatuba, no litoral norte paulista; previsão é que acumulado apenas na sexta-feira (22) seja quase o esperado para todo o mês de março - Divulgação - 2.jan.21/Prefeitura de Ubatuba

No Rio de Janeiro, o alerta da agência prevê acumulados com mais de 300 mm de chuva.

Ilha Comprida, no litoral sul paulista, poderá ter ventos de até 85 km/h por causa da passagem da frente fria, conforme alerta feito pela Marinha nesta terça-feira (19).

"Esse sistema chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar acentuada queda da temperatura e grande intensidade de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do Mar e do litoral, reforçando as nuvens de chuva", afirma a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo.

Essa a primeira frente fria do outono —iniciado na madrugada desta quarta-feira (20)—, e que irá quebrar o bloqueio da forte alta pressão atmosférica que gerou a onda de calor dos últimos dias no Brasil.

Ela é prevista para chegar nesta quarta ao Rio Grande do Sul, onde algumas regiões do estado já têm sofrido com a instabilidade nos últimos dias —em Santa Rosa, choveu 81,6 mm em apenas 24 horas, de acordo com boletim divulgado na tarde desta terça (19).

Em São Paulo, esta frente fria desloca-se rapidamente e já atinge o estado na quinta.

De acordo com a meteorologista Pegorin, fortes pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite no litoral norte paulista, com risco de raios e de intensas rajadas de vento, que podem chegar aos 80 km/h —a Climatempo prevê cerca de 50 mm de chuva para a quinta-feira na região de Ubatuba.

Próximo dali, a Costa Verde do Rio de Janeiro, onde fica Paraty e Angra dos Reis, tem potencial para temporais. O mesmo é previsto na quinta para a região de Resende e Volta Redonda, e na Grande Rio.

Na sexta-feira (22), a frente fria avança atingindo todo o Rio de Janeiro e ainda causará instabilidade no litoral norte paulista.

A previsão é que Ubatuba e seu entorno tenham até 100 mm de acumulado de chuva apenas na sexta-feira. "Representa quase metade da média normal para março", afirma Pegorin.

Segundo a meteorologista da Climatempo, dados mais recentes do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que a média de chuva em março naquela região varia de 220 mm a 260 mm.

No sábado (23), a o tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado e chuva menos volumosa, mas frequente durante quase todo o dia.

A combinação da chuva, céu nublado e ventos frios marítimos, poderão deixar a temperatura amena —de acordo com o Inmet, os termômetros devem marcar, no máximo, 23ºC em São Sebastião, também no litoral norte de SP, no sábado.

Na Baixada Santista, a previsão também é de fim de semana chuvoso, com temperatura máxima de 25ºC.

A Climatempo chama de excepcional a chuva esperada para sexta e sábado no Rio de Janeiro.

"Nestes dois dias, a chuva será frequente e terá períodos intensos, com taxas horárias muito elevadas", diz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.