Descrição de chapéu Obituário WELSON GASPARINI (1936 - 2024)

Mortes: Governou Ribeirão Preto 4 vezes entre os anos 1960 e 2000

Welson Gasparini foi o político que por mais tempo exerceu o cargo de prefeito na cidade paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Os bastidores da política em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) tinham uma certeza entre os anos 1960 e 2000: em algum momento de cada década Welson Gasparini seria prefeito. O político, que governou a cidade quatro vezes, morreu nesta segunda-feira (4) de causas naturais, aos 87 anos.

Natural de Batatais, cidade vizinha a Ribeirão, onde nasceu em 1936, Gasparini se mudou para Ribeirão aos 17 anos e, na cidade, construiu toda sua carreira política.

O ex-prefeito de Ribeirão Preto Welson Gasparini (1936-2024)
Welson Gasparini (1936 - 2024) - Mariana Martins-2.dez.2013/Folhapress

Foi eleito pela primeira vez em 1964 e governou até 1969. Na década seguinte, governou a cidade entre 1973 e 77. Nos anos 80, foi eleito em 1988 e governou entre o ano seguinte e 1992. Retornou para seu derradeiro mandato em 2005 e administrou até 2008, ano em que tentou, e não conseguiu, a reeleição. Além de prefeito, foi vereador, três vezes deputado estadual e uma vez deputado federal.

Entre outras legendas, foi membro da Arena (Aliança Renovadora Nacional, partido de sustentação da ditadura militar) e do PSDB —ele seguia filiado à sigla.

Político que por mais tempo governou Ribeirão Preto, Gasparini sempre foi visto como conciliador e administrador. Seu contemporâneo Antônio Vicente Golfeto (1942-2023), que atuou no instituto de economia da Acirp (associação comercial) por cinco décadas, dizia sobre Gasparini, que "se precisasse trabalhar com a luz apagada do gabinete para economizar, ele assim o fazia".

A morte de Gasparini gerou reações de políticos da região e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que afirmou que ele "foi um exemplo de espírito público, amor e dedicação a Ribeirão Preto e ao país".

"Deixa o legado de uma trajetória íntegra e apaixonada como jornalista, político, professor. Que sua retidão influencie as novas gerações e sua jornada sirva de inspiração para nossa sociedade", disse Alckmin.

O prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), afirmou que, além das realizações políticas, Gasparini, que se formou em direito, também se destacou como comunicador. "Iniciando sua carreira no rádio como locutor e animador de programas populares. Sua habilidade em se conectar com o público fez dele uma figura querida e influente na vida cotidiana dos ribeirão-pretanos."

A família de Gasparini publicou um comunicado agradecendo as mensagens recebidas e afirmando que "entender a vontade de Deus nem sempre é fácil". "Ele deixou em sua história um legado de amor, cuidado e zelo, mas, acima de tudo, de caráter."

As prefeituras de Ribeirão e Batatais decretaram luto oficial de três dias pela morte de Gasparini.

Ele deixa a viúva, Aurisinha, quatro filhos, seis netos e duas bisnetas.

O corpo será velado nesta segunda, das 18h às 23h, e terça (5), das 6h30 às 14h, no Velório da Paz, de onde partirá para o enterro no Cemitério Bom Pastor.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.