Descrição de chapéu chuva Rio

SP terá clima ameno nesta terça (26); RJ e ES podem sofrer com novos temporais

Em três dias já choveu mais na região serrana do Rio do que o esperado para todo o mês de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a frente fria estacionada entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o estado de São Paulo se mantém com um clima mais ameno, com variação de nebulosidade, temperaturas brandas e condições para chuvas fracas e isoladas nesta terça-feira (26).

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a terça começará com o sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. A previsão é de termômetros variando entre 17°C de manhã e 24°C. No final da tarde, com a chegada da brisa marítima, a nebulosidade aumenta e favorece a ocorrência de chuvas fracas.

Vista da Marginal do Rio Pinheiros, na altura da estação Vila Olímpia da CPTM
Vista da Marginal do Rio Pinheiros, na altura da estação Vila Olímpia da CPTM; São Paulo terá tempo ameno nesta terça, com temperatura máxima chegando aos 24°C - Léo Burgos - 7.jan.17/Folhapress

Na faixa leste do estado, as chuvas virão com intensidade fraca, já no norte e oeste paulista, essas precipitações ocorrerão na forma de pancadas seguidas por raios e vento. "Mesmo não havendo previsão para acumulados expressivos, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, uma vez que há risco para transtornos", diz a Defesa Civil estadual em nota.

Nesta segunda-feira (25), o CGE registrou cenário praticamente igual, com a temperatura chegando aos 26°C. Entre a tarde e a noite, devido à brisa marítima, foram registrados garoa e chuviscos principalmente nas regiões mais próximas da Serra do Mar, no extremo sul da Grande São Paulo. E a temperatura voltou a cair.

Os dados do CGE mostram que março acumulou até o momento 126,8 mm de chuva na capital, o que corresponde a 71% dos 178,5 mm esperados para o mês.

Região serrana do Rio e Espírito Santo ainda em alerta

Se São Paulo vive um período de calmaria no clima, o mesmo não pode ser falado da região serrada do Rio de Janeiro e do sul Espírito Santo, onde a frente fria estacionou desde o fim de semana, provocando mortes, deslizamentos e alagamentos.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de sexta-feira (22) até esta segunda (25), choveu 321,2 mm em Teresópolis (RJ), superando a média para todo o mês, que é de 216,9 mm. No Espírito Santo, a cidade de Presidente Kennedy teve registro de 229,8 mm.

E a previsão para esta terça é de novas pancadas de chuva nessa região, que já foi bem castigada nos últimos dias. Boletim divulgado nesta segunda pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) considera alta a possibilidade de ocorrência de alagamentos e deslizamentos de terra em encostas urbanizadas, além de eventuais quedas de barreiras às margens de rodovias, no centro e na região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente em Teresópolis.

O boletim do Cemaden também destaca como moderada a possibilidade desses mesmos eventos nas demais regiões do Rio, além do sul e centro do Espírito Santo e zona da mata de Minas Gerais, devido à expectativa de pancadas de chuva de moderadas a fortes.

"Para as bacias dos rios Muriaé e Pomba, ressalta-se a possibilidade de nova elevação dos rios, podendo deflagrar eventos de inundação gradual", informa o Cemaden, destacando que, devido aos altos acumulados de precipitação observados nos últimos dias e ao solo próximo à condições de saturação, qualquer chuva pode acarretar os problemas citados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.