Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Escritora Roseana Murray é atacada por pitbulls e tem braço arrancado no RJ

Vítima também perdeu uma orelha; responsável pelos cães foi preso sob suspeita de crime de maus-tratos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A escritora e poetisa Roseana Murray, 73, foi atacada por três cachorros da raça pitbull na manhã desta sexta-feira (5), em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Com as mordidas, a escritora perdeu um braço e uma orelha. Ela passou por cirurgia, e o quadro é estável, segundo informações divulgadas na tarde desta sexta pela Secretaria Estadual de Saúde.

Moradores disseram à polícia que a escritora fazia uma caminhada na praia quando foi surpreendida pelos cães, por volta das 6h. Segundo os relatos, Murray tinha o hábito de caminhar no local nesse horário.

Roseana Murray publicou mais de 100 livros infantojuvenis na carreira - Reprodução/RJTV

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência na avenida Ministro Salgado Filho. O quadro da vítima foi classificado como grave, e um helicóptero da corporação transportou a escritora até São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, onde ela deu entrada no Hospital Estadual Alberto Torres.

De acordo com a direção da unidade de saúde, Murray foi avaliada por neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e cirurgião bucomaxilofacial. Ela passou por cirurgia, e à tarde o hospital informou que o quadro de saúde da paciente era estável.

O caso foi registrado na delegacia de Saquarema. Segundo o delegado André Luiz Salvador, três pessoas da mesma família foram presas sob suspeita dos crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais. O nome deles não foi divulgado.

Os três cachorros foram levados para um lar temporário. Desde 2005, a legislação estadual exige que cães de algumas raças, entre elas a pitbull, só circulem em locais públicos com guias e focinheiras.

Autora de mais de 100 livros infantojuvenis, Roseana Murray começou a escrever poesia voltada para o público infantil em 1980, com o livro "Fardo de Carinho", inspirado em Cecília Meireles. Aos 73 anos, acumula premiações literárias, entre elas o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil pelo livro "Jardins", em 2002.

Em Saquarema (RJ), equipe de socorristas usa helicóptero para transportar a escritora Roseana Murray após ataque de cães - Reprodução/RJTV
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.