O trecho norte do Rodoanel, que teve as obras retomadas nesta quinta-feira (25) após seis anos de paralisação, deve ser entregue nos próximos anos em duas etapas. Se tudo correr conforme planejado, os trabalhos devem concluir a última fase de um dos maiores complexos viários do país.
A concessionária Via Appia, que vai administrar as obras e operar o trecho norte do Rodoanel pelas próximas três décadas, estima em R$ 2,5 bilhões o investimento na recuperação das vias. A empresa tinha até agosto para trabalhar apenas nos projetos, mas as obras começaram seis meses antes do prazo máximo previsto.
A parte do Rodoanel norte que liga as rodovias Fernão Dias e Dutra ao trecho leste devem receber prioridade. A previsão da concessionária é que esse trecho seja inaugurado no segundo semestre de 2025.
Depois, as obras devem ficar focadas na parte que conecta a Fernão Dias à avenida Raimundo Pereira de Magalhães e ao trecho oeste do Rodoanel. Nesse caso, a meta é concluir até setembro de 2026.
A maior dificuldade técnica é que um túnel construído nessa parte da obra desabou durante os anos em que ficou abandonado. A concessionária terá como prioridade liberar os destroços do túnel, com a intenção de agilizar a obra.
O trecho norte do anel viário tem 44 km de extensão, entre as cidades de Arujá, Guarulhos e São Paulo. A obra ajudará a desafogar o trânsito na marginal Tietê. Ao todo, o Rodoanel terá cerca de 176 quilômetros de extensão.
A construção do trecho norte do Rodoanel foi iniciada em 2013 e está paralisada desde 2018. A obra foi orçada inicialmente em R$ 4,3 bilhões, mas, até 2019, já tinha consumido cerca de R$ 6,85 bilhões, tendo se tornado alvo de investigação por suspeitas de superfaturamento e corrupção.
As empreiteiras que integravam os consórcios, como Coesa (ex-OAS) e Mendes Júnior, foram fortemente atingidas financeiramente pela operação Lava Jato, entraram em recuperação judicial e foram declaradas como inidôneas pela União.
Números do trecho norte do Rodoanel
- 44 quilômetros de extensão
- 3 a 4 faixas de rolamento (com acostamento)
- 7 túneis duplos (extensão total de aproximadamente 11 km)
- 107 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes e viadutos
- 4 Baias para cargas de produtos perigosos
- 4 Baias para cargas especiais
- 2 Bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)
- 20 passagens de fauna (sendo 6 na rodovia e mais 14 em estradas do entorno)
- 2 balanças
- 1 Centro de Controle de Operações (CCO)
- 1 Posto da Polícia Militar Rodoviária
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