Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Imagens de satélite mostram avanço das enchentes no RS

Vídeos, captados por programa do governo federal, revelam extensão das cheias que afetaram as cidades gaúchas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Justiça divulgou nesta quinta-feira (16) imagens de satélite em alta resolução de algumas cidades do Rio Grande do Sul afetas pelas inundações, através do Programa Brasil Mais (Brasil - Meio Ambiente Integrado e Seguro).

As imagens mostram o alcance das enchentes nos municípios da região serrana e do entorno de Porto Alegre e dão noção do tamanho da destruição. As cheias já deixaram mais de 150 mortos e afetam 2,1 milhões de pessoas no estado.

Casa e rua ficam cobertas por lama em Lajeado (RS) após a água baixar - Nelson Almeida - 16.mai.2024/AFP

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), serão necessários ao menos R$ 19 bilhões para reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes em todo o estado.

A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões. Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.