Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Sem receber voos, aeroporto de Porto Alegre vai retomar embarques e desembarques em julho

Pousos e decolagens vão continuar a ocorrer na base aérea de Canoas, na região metropolitana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai retomar na primeira quinzena de julho as operações de embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal no fim da tarde desta sexta-feira (21), os voos ainda vão ocorrer na base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A pista do aeroporto Salgado Filho continua interditada, sem previsão de liberação para pousos e decolagens.

A retomada vai ocorrer nos espaços que não sofreram impacto da enchente. A água atingiu 65 centímetros no térreo, mas a área de passageiros no segundo andar não foi afetada.

Foto mostra duas fileiras de bancos em uma área suja por uma camada fina de lama
Nível da água atingiu 65 centímetros no térreo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre - Carlos Macedo/Folhapress

Com essa reabertura parcial, retornam para Porto Alegre os serviços de checkin, embarques e desembarques, que hoje ocorrem no terminal improvisado no ParkShopping Canoas.

Ainda não há informações sobre uma eventual oferta de ônibus para fazer a transferência de passageiros para a base aérea de Canoas, que fica a cerca de 10 km do aeroporto Salgado Filho e absorveu a maior parte dos seus voos.

O governo anunciou também que a capacidade de voos diários aumentará de cinco para sete, totalizando 98 movimentos de pouso ou decolagem por semana.

Na última terça (18), o ministro Paulo Pimenta (Reconstrução do RS) afirmou que a Fraport apresentaria em quatro semanas o diagnóstico completo dos estragos.

A estimativa da concessionária é que o aeroporto possa ser reaberto para voos na segunda quinzena de dezembro. No último dia 11 foi reaberto o terminal de cargas do Salgado Filho, para chegada e saída de mercadorias por via terrestre.

O aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (RS), que registrou aumento no fluxo de passageiros após o fechamento do Salgado Filho, recebeu da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na quarta-feira (19) a autorização para voos internacionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.