Descrição de chapéu violência São Paulo

Homem é morto a tiros em Carapicuíba ao tentar jogar tijolo em PMs

OUTRO LADO: Agentes reagiram a investida e atingiram homem na perna, afirma SSP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por policiais militares em Carapicuíba, na Grande São Paulo, após tentar jogar um tijolo contra os agentes. O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (8).

Vídeos registrados no local mostram um homem, cuja identidade não foi divulgada, saindo de um portão e discutindo com os policiais a uma distância de pouco mais de três metros. Ele está sem camisa, aparentemente desarmado.

reprodução de vídeo mostra policial de costas apontando arma para homem que se prepara para jogar tijolo contra ele. há uma viatura à frente do policial, que está a cerca de três metros de distância do homem, um cachorro caminha perto do policial
Homem foi morto em Carapicuíba, na Grande São Paulo, ao tentar jogar tijolo em policiais militares - Reprodução

O homem caminha na direção dos policiais, que recuam, empunhando as pistolas. No vídeo, o ele volta até a frente do portão de onde saiu, enquanto continua a discutir e apontar para os agentes. Pega um tijolo e, ao tentar jogá-lo contra os dois policiais, é baleado. No vídeo é possível ouvir dois disparos.

O homem se abaixa e deita no chão. Ele se agita por alguns segundos e depois fica imóvel.

A Folha questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo se havia necessidade dos disparos contra o homem, se os policiais tinham alguma arma não letal que pudesse ser usada e se seria possível aguardar reforço antes de atirar.

Em nota, a pasta não respondeu as perguntas e afirmou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio, lesão corporal decorrente de intervenção policial e dano pelo 2º Distrito Policial de Carapicuíba.

Os agentes, diz a secretaria, foram acionados naquela manhã para uma ocorrência de agressão. "Segundo informações, o autor teria intervido em uma discussão e agredido um casal. Com a chegada dos policiais, o autor investiu contra os agentes, que reagiram."

A SSP disse que o homem foi atingido na perna e que uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e constatou a morte dele ainda no local.

Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal. As armas dos dois policiais e duas facas foram apreendidas.

reprodução de vídeo mostra dois policais ao lado esquerdo apontando suas armas para homem do lado direito da imagem, em frente a um portão há uma viatura à frente dos policiais, que estão a cerca de quatro metros do homem
Homem aparentava discutir com policiais, que foram chamados para atender ocorrência de briga; ele teria agredido um casal - Reprodução

Colaborou Lucas Lacerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.