Santa Catarina registra neve em três cidades

É a segunda vez que o estado tem o fenômeno neste ano; temperatura volta a subir na terça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Com frio intenso e alto índice de umidade do ar, cidades de Santa Catarina registraram chuva congelada e neve na tarde deste sábado (24).

O fenômeno ocorreu em três municípios da serra catarinense: Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, acostumados com a neve neste período do ano — o que atrai turistas para a região.

De acordo com o Epagri/Ciram, é a segunda neve do ano na região. O último registro do tipo havia ocorrido entre os dias 9 e 10 de agosto. Ambos considerados de fraca intensidade.

O Epagri/Ciram explica que a neve ocorreu porque houve "uma intensa massa de ar polar" que chegou a Santa Catarina, provocando "declínio acentuado de temperatura". "O frio intenso e os altos índices de umidade do ar favoreceram a ocorrência de chuva congelada e neve nas áreas altas do Planalto Sul", diz o órgão.

A neve não é incomum na região nesta época do ano. Gilsânia Cruz, meteorologista do Epagri/Ciram, lembra que é um fenômeno esperado nas áreas altas do Planalto Sul entre os meses de abril e setembro. O maior número de ocorrências, contudo, fica mesmo entre julho e agosto.

Desirée Brandt, meteorologista na Nottus, também afirma que a ocorrência em agosto é menos frequente do que em julho, por exemplo, mas ainda está dentro da normalidade.

"A neve aconteceu pela entrada do ar polar, ar frio, combinado com a presença ainda de água precipitável. Ainda estamos no inverno e é comum", explica Brandt à Folha.

"Uma área de baixa pressão na altura da costa do sul do país proporcionou a incursão do ar polar, que, junto ainda com a presença de umidade, resultou em uma precipitação invernal, no caso a neve", afirma ela.

Urupema, na Serra de Santa Catarina, amanheceu congelada neste domingo (25) - Karine Almeida/Portal de Notícias de Urupema

Segundo o Epagri/Ceram, o episódio de neve mais amplo nos registros do órgão ocorreu há mais de dez anos - no final de julho de 2013, a neve atingiu a maioria das regiões de Santa Catarina, totalizando 126 municípios.

Neste domingo (25), a temperatura segue baixa em todas as regiões do estado, com máxima abaixo de 18°C, mas o tempo está aberto, com sol predominante.

Para os próximos dias, há condições favoráveis para a formação de geadas.

A meteorologista Elen Pelissaro, da Defesa Civil de Santa Catarina, afirma que há condições favoráveis para geadas até quarta-feira (28), quando a temperatura começa a subir aos poucos.

Segundo ela, a segunda-feira (26) amanhece "com frio ainda mais intenso em Santa Catarina, com condição para geada ampla desde o extremo oeste até áreas do litoral". As temperaturas mínimas devem variar entre -5°C e 2°C.

Mas a atuação da massa de ar frio e seco favorece o tempo firme, o que mantém o céu ensolarado ao longo do dia desta segunda, ainda segundo a meteorologista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.