Descrição de chapéu São Paulo Defesa Civil

Com clima seco, estado de SP tem 4 cidades com focos de incêndio

Outros 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas nesta segunda (2), segundo a Defesa Civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo tem quatro focos de incêndios ativos nesta segunda-feira (2), nas cidades de Pedregulho, Jardinópolis, Dois Córregos e São Simão, de acordo com a Defesa Civil. Outros 48 municípios estão em alerta máximo para incêndios.

Mapa de risco divulgado pelo órgão mostra que a maior parte do estado está em nível de emergência para incêndios, o mais alto.

O mapa mostra a distribuição do risco de incêndio em uma região do Brasil, datado de 02 de setembro de 2024. As áreas estão coloridas em diferentes tonalidades, com roxo indicando risco elevado, vermelho para risco alto e amarelo para risco baixo. No canto inferior direito, há uma legenda com as categorias de risco: EMERGÊNCIA, ALERTA, ALTO e BAIXO
Maior parte do estado de São Paulo está em estado de emergência para risco de incêndios nesta segunda-feira (2) - Divulgação/Defesa Civil

Além disso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém ativo até esta terça (3) um aviso de perigo potencial devido à baixa umidade em grande parte do país, do Paraná até áreas das regiões Norte e Nordeste.

Com a exceção do litoral, praticamente todo o estado de São Paulo está incluído nesse aviso meteorológico, principalmente o norte e o noroeste paulistas, onde a situação é mais grave. Cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Franca estão numa área de grande perigo, com umidade relativa do ar abaixo de 12%.

A região foi atingida por incêndios de grandes proporções há dez dias, e a baixa umidade favorece a expansão das queimadas. Ao menos dez pessoas foram presas sob suspeita de provocar incêndios.

Não há previsão de chuva para a cidade de São Paulo nos próximos dias. Segundo a Climatempo, a previsão meteorológica indica que a estiagem pode durar ao menos até a segunda quinzena de setembro.

Dicas para enfrentar o ar seco e as queimadas

A Defesa Civil paulista recomenda algumas medidas para evitar que incêndios se alastrem: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar limpeza de área rural com técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.

O Inmet alerta para os riscos à saúde e sugere consumir bastante líquido e evitar o desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

O Ministério da Saúde também publicou orientações sobre como evitar a exposição à fumaça e se proteger das queimadas —permanecer em casa, em local ventilado, com ar condicionado ou purificadores de ar, manter portas e janelas fechadas durante o horário de concentrações de partículas, usar máscaras cirúrgicas e redobrar cuidados com crianças, gestantes e maiores de 60 anos.

A pasta recomenda ainda buscar atendimento médico o mais rapidamente possível em caso de ocorrências de saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.