São Paulo tem 3 focos de incêndio nesta segunda (16), diz Defesa Civil

A chuva registrada nesta madrugada e durante o dia ajuda na extinção de dois focos, mas não afasta totalmente o risco de incêndio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo começou esta segunda-feira (16) com 11 municípios com focos de incêndio e 12 aeronaves utilizadas no combate às chamas. Durante o dia, com a chegada da chuva em algumas regiões, o número de cidades atingidas diminuiu para cinco no fim da manhã e terminou o dia com três, segundo a Defesa Civil estadual.

Os municípios afetados desde a manhã eram: Bananal, Espírito Santo do Pinhal, Brotas, Tapiratiba, Tambaú, Mococa, Amparo, Vinhedo, Itirapuã, Castilho e Borborema.

As equipes conseguiram apagar os focos em seis cidades até 11h. Com isso, o fogo se manteve em Bananal, Mococa, Tapiratiba, Itirapuã e Castilho. E, no fim do dia, as equipes ainda combatiam as chamas em Bananal, Mococa e Itirapuã.

O mapa mostra a distribuição do risco de incêndio em uma região, com áreas coloridas indicando diferentes níveis de risco. As cores variam de roxo (emergência) a vermelho (alerta), laranja (alto) e amarelo (baixo). As cidades estão marcadas no mapa, incluindo São Paulo, Campinas e Bauru. A data do mapa é 16 de setembro de 2024
Mapa divulgado pela Defesa Civil mostra as áreas em risco de incêndio no estado - Divulgação/Defesa Civil do estado

Depois de dias de fumaça de incêndios, tempo seco e calor constante, uma chuva moderada marcou a segunda-feira em São Paulo após dias de tempo seco, ar sujo e muito calor. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontaram 13°C na Capela do Socorro, na zona sul, e 17°C no Itaim Paulista, na zona leste, de manhã, com a umidade relativa do ar nesses locais em 100%.

A chuva também chegou a cidades do interior, como Campinas e Jundiaí, além das regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Jaú, Botucatu, Sorocaba, Registro, Piracicaba e Baixada Santista, segundo a Defesa Civil.

A chuva desta segunda, na faixa leste do estado, porém, não afasta o risco de incêndio nas regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto, segundo a Defesa Civil.

"A chuva ainda deve acontecer nesta terça-feira (17), além disso, a umidade relativa do ar se espalha por várias regiões do estado. Até quarta-feira (18), o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil aponta alerta e nível de emergência para os municípios da região norte, centro-oeste e noroeste do estado de São Paulo. Contudo, embora tenhamos um cenário menos crítico que os últimos dias, seguiremos mobilizados e monitorando todas as áreas que foram atingidas pelas queimadas", disse o tenente Maxwel, da Defesa Civil.

Ele afirma que o órgão continua orientando a população a não usar fogo para queimar lixo, não limpar terreno com fogo, não soltar balão e não jogar bituca de cigarro nas margens das rodovias. "Quem flagrar essa prática deve denunciar."

Sob os efeitos da frente fria, a população deve sentir o ar mais limpo do que na semana passada, marcada pela névoa densa de poluição transportada de incêndios florestais de diversas partes do Brasil.

Nessa segunda, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a qualidade do ar em São Paulo e na região metropolitana é considerada boa, sem efeitos nocivos à saúde. A situação já havia sido registrada no domingo, com toda a capital e a Grande São Paulo com boa qualidade do ar.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima nesta segunda, sob o céu nublado, chega a 25°C e cai a 20°C na terça-feira (17).

Mas o tempo volta a esquentar na quarta-feira (18), diz o Inmet, com máxima de 24°C. Na quinta-feira (19) o calor fica mais forte e volta à casa dos 30°C, com tendência de aumento. A umidade pode cair à mínima de 30%, nível considerado perigoso para a saúde.

A poucos dias do fim do inverno, que termina no próximo domingo (22), a cidade de São Paulo, assim como grande parte do país, ainda deve ter mais dias quentes e secos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.