Descrição de chapéu pantanal

Veja o que aconteceu em agosto por meio das fotos da Folha

Seleção mostra cobertura fotográfica da equipe do jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A imagem mostra um homem sentado em uma cerca de madeira, usando um chapéu de palha. Ele observa um incêndio ao fundo, onde há fumaça densa e um céu alaranjado. A cena é em uma área rural, com algumas palmeiras e árvores ao redor, e o solo parece seco e árido.

Crianças pantaneiras observam um incêndio florestal que atingiu a fazenda Paraíso na região da Nhecolandia no Pantanal do Mato Grosso do Sul - Lalo de Almeida / Folhapress

São Paulo (SP)

Os efeitos da crise climática pautaram a agenda dos fotógrafos da Folha no mês de agosto. O repórter fotográfico Lalo de Almeida viajou até o Pantanal, onde registrou a destruição do bioma. Animais mortos, flora e fauna consumidas pelo fogo.

A imagem mostra uma área devastada por incêndios florestais, com árvores queimadas e um solo árido. No primeiro plano, há um animal morto, possivelmente um marsupial, em meio a rochas e cinzas. Ao fundo, a paisagem é marcada por troncos de árvores queimadas e um céu nublado.
Anta morta pelo fogo em uma mata às margens do rio Paraguai na fazenda Santa Tereza, no pantanal, na região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul - Lalo de Almeida/Folhapress

No Interior de São Paulo, o fotógrafo Joel Silva fotografou agricultores afetados pelos incêndios. No Planalto Central, Pedro Ladeira mostrou o prédio do Congresso Nacional ofuscado pela fumaça, que também foi um problema em várias cidades do país.

Fotos de Eduardo Knapp na represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, confirmaram os dados que a estiagem já afeta reservatórios de SP, causa racionamento no interior e acende alerta para 2025

Imagem aérea de uma área costeira, mostrando uma combinação de terra e água. A parte inferior da imagem apresenta uma faixa de terra clara, possivelmente areia ou lama, com contornos irregulares. À direita, há uma área verde com vegetação e estruturas construídas, enquanto à esquerda, a água é visível, com uma transição entre a terra e o lago. A imagem captura a interação entre o ambiente terrestre e aquático.
Baixo nível de água na represa de Guarapiranga faz aumentar faixa de areia em ponto conhecido com praia do Lola, na zona sul de SP - Eduardo Knapp/Folhapress

Fora da crise climática, mas ainda na capital, a atriz Fernanda Montenegro fez a leitura de trechos do livro "A Cerimônia do Adeus" (1981), de Simone de Beauvoir, para uma plateia de 15 mil pessoas. O emocionante momento foi captado pelas lentes do repórter fotográfico Bruno Santos.

A imagem mostra três pessoas caminhando em uma área externa, com um grande edifício moderno ao fundo. O edifício possui uma estrutura inclinada e uma cobertura vermelha ondulada, contrastando com a parede branca. À direita, há um monumento em forma de obelisco. O céu está claro, indicando um dia ensolarado.
Frequentadores caminham ao lado do Auditório do Ibirapuera; parque completou 70 anos este mês - Rafaela Araújo - 20.ago.24/Folhapress

A performance foi feita no Auditório do Parque do Ibirapuera, que completou 70 anos no mês de agosto e foi retratado pelas lentes da repórter fotográfica Rafaela Araújo.

A final das Olimpíadas, a tradicional Festa do Peão em Barretos e a queda do avião em Vinhedo (SP) e seus desdobramentos também foram temas que passaram pelas lentes da Folha no mês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.