Descrição de chapéu Obituário Miguel Bahl (1956 - 2019)

Mortes: Sempre de malas feitas, foi acadêmico do turismo

Miguel Bahl dividia o coração entre três paixões: as viagens, a docência e o Paraná Clube

Katna Baran
Curitiba

“O mundo é muito grande e nossa vida pode ser muito curta. Melhor não ficar pensando nisso e viajar.”

A frase, logo abaixo da foto de perfil nas redes sociais, anuncia o objetivo de vida do professor Miguel Bahl.

As últimas imagens são de destinos como Armênia e Geórgia. Os álbuns também estão repletos de fotos de sua outra  paixão: o trabalho acadêmico. 

Na UFPR (Universidade Federal do Paraná), iniciou os estudos como aluno de estudos sociais (1980) e geografia (1985), mas a vida o levou à graduação em turismo (1983). Emendou mestrado e doutorado em comunicação, e foi docente.

O currículo com mais de 40 páginas inclui um pós-doutorado na Universidade de Girona, na Espanha (2012). 

Publicou uma centena de artigos e escreveu ao menos 13 livros e outra dezena de capítulos em outras obras. Palestrou em inúmeros congressos da área. Foi professor da graduação, de mestrado e de doutorado. 

A vontade de estudar e aprimorar a profissão inspirou alunos e colegas. “Eu mesma não queria escrever um livro e ele me incentivou. Essa contribuição é um alento para nós; ele sempre pressionava as pessoas a encararem seus medos”, conta a professora Deise Bezerra.

Quando estava em casa, em Curitiba, tinha o irmão como companheiro. “Fizemos um sobrado grande para receber a família”, conta Pedro Bahl. Era descrito como “durão”, mas de coração sem igual, onde cabia mais uma paixão: o Paraná Clube.

Em sua volta ao Brasil de uma conexão em Dubai, Miguel sentiu-se mal. Foi atendido no aeroporto de Guarulhos, de onde voltaria para Curitiba, mas morreu ainda em São Paulo. 

Na certidão de óbito, pneumonia. Miguel Bahl completaria 63 anos no próximo mês. Deixa quatro irmãos e sobrinhos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.