O que a periferia de São Paulo e o Ceará nos mostram sobre a desigualdade educacional

Podcast explica como a geografia impacta a qualidade de ensino e aprendizado no país

São Paulo

No episódio desta terça (2), o Folha na Sala ouve especialistas para entender como o território impacta na qualidade do ensino ofertado na escola pública e o que as escolas e famílias podem fazer para corrigir estas distorções.

O professor Maurício Ernica, da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas aponta que a expansão do escola pública a cargo de estados e municípios fez com que as desigualdades acompanhassem a diferença econômica entre os estados.

O programa conta também como o Ceará conseguiu diminuir as desigualdades educacionais dentro do estado, com uma colaboração maior entre estados e municípios e um programa de alfabetização que virou modelo para o país.

No Jardim Helena, na zona leste de São Paulo, uma professora conta as diferenças entre as duas escolas nas quais dá aula no mesmo bairro, revelando que há uma periferia da periferia.

Esse episódio faz parte da série especial sobre desigualdade educacional. O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.