'Desconectados', documentário da Folha, tem pré-estreia em Brasília nesta quarta (24)

Longa-metragem aborda desafios e esforços da educação durante a pandemia de Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Será realizada nesta quarta-feira (24) a pré-estreia em Brasília de "Desconectados", documentário da Folha sobre educação na pandemia.

A exibição ocorre, gratuitamente, às 20h no Espaço Itaú de Cinema, no Casa Park Shopping. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes e os lugares são limitados.

O longa-metragem aborda os desafios e esforços de estudantes, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. As gravações foram realizadas na capital federal.

Cena do documentário 'Desconectados'; Juliane do Carmo Ferreira e a filha Ana Júlia fazem lição da escola na estrada, local mais próximo de sua casa a ter sinal de celular - Pedro Ladeira/Folhapress

Na segunda-feira (22), o filme teve pré-estreia em São Paulo, também no Espaço Itaú de Cinema, com sala cheia. Entre os presentes estavam o secretário de Educação do estado de São Paulo, Hubert Alquéres, a presidente da Capes, Claudia Mansani Queda de Toledo, e as educadoras Suelaine Carneiro e Denise Carreira.

"Desconectados" tem parceria com o Instituto República. Fundada em 2016 no Rio de Janeiro, a entidade atua na pauta da melhoria da gestão de pessoas do serviço público brasileiro.

Guilherme Coelho, fundador do instituto, relembrou na segunda-feira que 83% da educação básica no Brasil é pública —a produção se debruça sobre a escola pública.

Assista ao trailer aqui:

"O documentário nos permite entrar nos personagens e é uma oportunidade de conhecermos e se humanizar mais com os profissionais da educação no Brasil", disse Coelho.

O documentário retrata o percurso entre o fechamento e o retorno à escola ao acompanhar, por seis meses, famílias e a própria rotina de estudantes na capital federal. O Brasil foi um dos países com maior tempo de escolas fechadas durante a pandemia de coronavírus.

O filme é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.

"'Desconectados' propõe uma discussão que a gente precisa fazer como sociedade, do que queremos e do que não queremos para a educação no país. Como jornalistas, temos a obrigação de ajudar a promover esse debate e essa reflexão", diz Beatriz Peres.

O jornal ainda prepara outras sessões e debates com os realizadores, personagens do filme e especialistas.

'DESCONECTADOS'

Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco

EXIBIÇÃO DE PRÉ-ESTREIA

BRASÍLIA

Brasília

  • Quando 24.ago., às 20h
  • Onde Espaço Itaú de Cinema – Casa Park Shopping (SGCV Sul, Lote 12 - Guará)
  • Ingresso Distribuição gratuita uma hora antes
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.