Descrição de chapéu Enem

Cine Brasília recebe 400 alunos para ver 'Desconectados', documentário da Folha

Estudantes de escolas retratadas no filme foram à sessão no Festival Internacional de Cinema de Brasília; Lançamento online ocorre às 18h desta quinta (29)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Cine Brasília, uma das principais salas de cinema da capital, recebeu na manhã desta quinta-feira (29) cerca de 400 estudantes de escolas públicas da periferia do Distrito Federal. Os jovens estiveram no local para a última sessão de "Desconectados", documentário da Folha, na programação do Festival Internacional de Cinema de Brasília de 2022.

O longa-metragem retrata os desafios e esforços de alunos, famílias e educadores durante a pandemia de Covid-19. Além da capital federal, "Desconectados" teve exibições em cinemas de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte --às 18h desta quinta, o filme foi lançado online no Youtube da Folha.

foto de plateia do cinema cheia de jovens
Estudantes das escolas públicas Queima Lençol e Chicão no Cine Brasília para sessão de "Desconectados", documentário da Folha - Pedro Ladeira/Folhapress

"Desconectados" foi gravado em escolas públicas em Brasília. Alunos de duas unidades retratadas, a Queima Lençol e o Centro Educacional São Francisco (Chicão), compareceram em peso na exibição desta quinta.

A sessão começou às 9h, mas por volta das 7h o movimento já era grande na escola Queima Lençol, em Fercal, zona rural de Sobradinho, umas das cidades satélites da capital. Mais de 350 alunos embarcavam em 14 ônibus escolares para seguirem ao cinema, que fica no plano piloto.

A operação foi coordenada pela diretora da Queima Lençol, Lindonor Maria, que também participa do documentário. Professores, equipe de apoio e limpeza também estiveram no local.

"Professores sempre dão um jeito de encarar os desafios e vocês fizeram a parte de vocês nessa pandemia. Superamos e, como diz uma fichinha que aparece no filme, resistimos", disse Lindonor aos alunos logo após a sessão, quando foi fortemente aplaudida.

Durante o filme, a reação da plateia era especial quando os alunos reconheciam na tela suas escolas, amigos e professores. "Gostei muito do filme porque mostrou a realidade do que estava sendo o coronavírus, mas gostei ainda mais quando apareceu nossa escola Queima Lençol", disse a estudante Kiara Aparecida, 13.

O estudante Lucas Gabriel, 13, disse que, com o filme, aprendeu a valorizar mais a escola. "Mostra a realidade das escolas que muitos políticos tentam maquiar. E amei quando apareceu nossa professora Raiane, que é nossa conselheira", diz ele, referindo-se à docente Raiane Augusto, que leciona no Queima Lençol e participou das filmagens.

Cerca de 50 alunos e professores do Chicão também se mobilizaram nesta manhã. Um ônibus lotado saiu de São Sebastião, também na periferia, para acompanhar a sessão no cinema.

Alunos em fila no saguão de entrada para o cinema
Estudantes na entrada do Cine Brasília para sessão de "Desconectados", documentário da Folha - Pedro Ladeira/Folhapress

O filme ainda foi filmado nas escolas Sonhém de Cima, na zona rural de Sobradinho, e no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, no plano piloto.

A exibição desta quinta-feira foi a quarta projeção do filme no festival, também chamado de BIFF (Brasília International Film Festival). O documentário compõe a mostra competitiva BIFF Júnior, com produções de temáticas de infância, juventude e educação.

O Cine Brasília é um marco na cidade e faz parte do projeto arquitetônico modernista desenhado por Oscar Niemeyer. A sala foi inaugurada com a cidade, em abril de 1960.

O documentário da Folha tem parceria com o Instituto República. Fundada em 2016, a entidade atua na pauta da melhoria da gestão de pessoas do serviço público brasileiro.

O longa-metragem é dirigido pelos jornalistas da Folha Pedro Ladeira e Paulo Saldaña e pela cineasta Ana Graziela Aguiar. O roteiro e a montagem são assinados por Nicollas Witzel, e a produção executiva é da editora da TV Folha, Beatriz Peres.

O Brasil foi um dos países com maior tempo de escolas fechadas durante a pandemia. O segundo semestre de 2021 marcou o retorno presencial na maior parte do país após o fechamento das unidades, iniciado em março de 2020.

Os 38 milhões de alunos de escolas públicas enfrentaram uma média de 287 dias sem escola —o equivalente a cerca de um ano letivo e meio sem aulas. Pesquisas já mostraram prejuízos para a educação, mas impactos no futuro do país ainda se prenunciam. Lidar com esses efeitos será um dos maiores desafios na área da educação dos eleitos nestas eleições.


'DESCONECTADOS'

Direção Pedro Ladeira, Paulo Saldaña e Ana Graziela Aguiar
Montagem e roteiro Nicollas Witzel
Produção executiva Beatriz Peres
Direção de fotografia Pedro Ladeira
Som direto Isadora Machado
Trilha sonora original Ricardo Saldaña e Vinicius Salldaña
Sound design e mixagem Fernando Ianni e Rodrigo "Funai" Costa
Colorização Brunno Schiavon/Estúdio Arco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.