Furto de fios elétricos obriga escola de SP a ter aula só enquanto há luz solar

Colégio no centro está sem energia há dois meses; na zona sul, unidade foi furtada duas vezes e cancelou aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alvo de furto de fiação elétrica há dois meses, a Escola Estadual Marechal Deodoro, no Bom Retiro, no centro da capital está no escuro desde então. A unidade, que recebe alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, continua com as aulas, mas todas precisam ser ministradas enquanto há luz solar.

A Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) diz ter iniciado a contratação da empresa que vai fazer o reparo, para o qual será necessário um investimento de cerca de R$ 97 mil. Até agora, segundo a pasta, foram realizados apenas reparos iniciais.

O caso não é isolado. No Grajaú, zona sul de São Paulo, a Escola Estadual Samuel Wainer teve fios elétricos furtados em duas ocasiões na última semana. Sem luz, as aulas dos ensinos fundamental 1 e 2 e do ensino médio foram canceladas nesta segunda (20).

.
Aviso na Escola Estadual Samuel Wainer, no Grajaú, zona sul de São Paulo, sobre suspensão de aulas na segunda (20) - Leitor

A Seduc diz auxiliar a gestão da escola na elaboração de um plano de reposição das aulas canceladas. A unidade usará a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) paulista para serviços de manutenção.

O primeiro furto ocorreu na madrugada da última sexta (17), e o segundo, na noite de domingo (19). Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), as ocorrências foram registradas no 101º DP (Jardim das Imbuias), que instaurou inquérito para identificar o autor do crime e recuperar o material furtado.

Ainda segundo a Seduc, a Enel foi acionada para reestabelecer a energia elétrica, e na manhã de terça (21) os alunos puderam frequentar normalmente a instituição.

Cláudio Silva, 17, aluno do 3° ano do ensino médio na Samuel Wainer, contou que, na sexta-feira, todos assistiram às aulas no escuro até as 15h, quando não era mais possível enxergar os quadros.

"Não avisaram, então todo mundo foi estudar. Situação péssima. Tivemos que passar boa parte do dia sem coisas básicas, como ventiladores funcionando", disse.

Funcionários da escola, que não quiseram se identificar, afirmam ter medo de novos furtos e invasões, pois, segundo eles, a escola está localizada em uma área pouco segura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.