USP é a melhor universidade em ranking da América Latina; Unicamp está em 3º

Instituição ultrapassa a Pontifícia Universidade Católica do Chile em lista da QS, uma das mais respeitadas na educação superior no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A USP assumiu o primeiro lugar na edição 2024 do ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe, divulgada nesta quarta-feira (13).

Na versão 2023, a vencedora havia sido a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que agora está na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com a Unicamp, que, no ano passado, estava em quinto.

O ranking QS (Quacquarelli Symonds) é uma das avaliações de ensino superior mais respeitadas do mundo. Em junho, a edição mundial, o QS World, havia apontado que a USP subira 30 posições, indo da 115º para a 85º, e liderando na América Latina.

Na lista das 10 melhores universidades da América Latina e do Caribe, além da USP e da Unicamp, há outras duas brasileiras, a UFRJ, no 8º lugar (assim como no ano passado), e a Unesp, no 10º (estava antes em 11º).

Dentre as 20 melhores (veja abaixo), além dessas, há mais três do Brasil, totalizando sete classificadas: UFMG, em 14º lugar (era 16º), PUC do Rio, a única particular, em 17º (era 19º), e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 18º (era 17º).

0
Praça do Relógio da Cidade Universitária, da USP, em São Paulo; universidade lidera ranking da educação superior na América Latina, ultrapassando a Pontificia Universidade Católica de Chile - Adriano Vizoni/Folhapres

De acordo com a QS, as instituições brasileiras se destacam especialmente pela qualidade do corpo docente e por sua produção de pesquisa. Dentre as universidades com maior número de docentes com doutorado, as brasileiras ocupam 9 das 10 primeiras posições, com a Unesp e a UFABC empatadas em 1º lugar (as outras são, na ordem, USP, Unicamp, UFSCar, UFMG, UFRJ, UFSC e UFRGS).

Especificamente no quesito da publicação científica dos docentes, as cinco melhores posições são do Brasil (na ordem: USP, Unicamp, Unesp, UFSCar e Federal de Lavras).

A QS destacou a "resiliência" das universidades brasileiras, que enfrentaram cortes drásticos de orçamento no governo Jair Bolsonaro (PL). Em um texto de divulgação dos resultados, o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, afirmou que o sucesso do Brasil no ranking é um "testemunho bem-vindo da resiliência de seu sistema de ensino superior, que tem enfrentado desafios de financiamento nos últimos anos".

Essa é a 13ª edição do ranking QS América Latina e Caribe e traz 430 instituições de 25 países. Além do critério da formação dos docentes e da publicação científica, há outros como intercâmbio internacional de pesquisa, reputação como empregador, tamanho das turmas (relação professor/alunos) e disponibilidade de recursos.

O Brasil foi o país com o maior número de universidades no ranking, 97, sendo que, dessas, 35 melhoraram o desempenho em relação à edição anterior, 31 pioraram e 31 ficaram estáveis. Percentualmente, o Peru foi o país que mais melhorou em relação ao ranking do ano passado, com 33% de suas universidades subindo de posição.

A Colômbia se destacou no quesito de reputação do empregador e, entre acadêmicos internacionais, a melhor reputação é da Universidade Nacional Autônoma do México.

Confira a lista das 20 melhores universidades do QS América Latina e Caribe.

Classificação 2024 Classificação 2023 Instituição País
1 2 Universidade de São Paulo Brasil
2 1 Pontificia Universidad Católica de Chile Chile
3 5 Universidade Estadual de Campinas Brasil
4 4 Tecnológico de Monterrey México
5 3 Universidade do Chile Chile
6 6 Universidade de Los Andes Colômbia
7 7 Universidade Nacional Autônoma do México México
8 8 Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil
9 9 Universidade de Buenos Aires Argentina
10 11 Unesp Brasil
11 12 Universidade de Concepción Chile
12 10 Universidade Nacional da Colômbia Colômbia
13 13 Pontifícia Universidade Católica do Peru Peru
14 16 Universidade Federal de Minas Gerais Brasil
15 14 Universidade de Santiago do Chile Chile
16 18 Pontificia Universidad Javeriana Colômbia
17 19 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil
18 17 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil
19 15 Universidade de Antioquia Colômbia
20 20 Universidade da Costa Rica Costa Rica
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.