Episódio sobre incentivo à cultura de doação abre websérie em 2018

Capítulo do 'Diálogos Transformadores' traz desafios e caminhos para fomento da filantropia

Patricia Pamplona
São Paulo

Produtos sociais, crowdfunding, troco direto no caixa. As formas para se doar evoluíram nas últimas décadas para além da moeda no cofrinho. A solidariedade do brasileiro, no entanto, ainda precisa ser fomentada.

“Como Estimular a Cultura de Doação no Brasil” é o tema do primeiro episódio da websérie “Diálogos Transformadores” em 2018, lançado nesta terça-feira (8). O curta, realizado a partir do debate no auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo em 23 de março, traz o contexto, os entraves, os exemplos e os possíveis caminhos para o desafio.

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“Em vez de achar uma desculpa para não doar, devemos achar uma desculpa para doar”, propõe José Luiz Setúbal, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e presidente da fundação que leva seu nome.

Já Roberta Faria, diretora-executiva da Editora Mol, que apresenta o tema, destaca o papel das organizações do terceiro setor. “Tem causas demais. Não dá para abraçar tudo, e para isso precisamos das ONGs que não podem fazer o trabalho delas se não tiverem dinheiro para pagar a luz.”

A doação é um grande fator para a sustentabilidade dessas organizações, como pontua Mirella Domenich, diretora da Ashoka Brasil, correalizadora do “Diálogos Transformadores”. “A Ashoka só existe por causa da cultura de doação”, afirma. “Foram jovens empresários que colocaram milhões de dólares na Ashoka. Doaram porque acreditaram que podiam trazer a transformação social.”

Além do minidocumentário, os destaques do debate foram compilados em um documento disponível em PDF. No material reúne ainda os depoimentos inspiradores de Luciana Quintão, fundadora do Banco de Alimentos e membro da Rede Folha, Paulo Unger Ibri, que destina todo mês parte do seu salário para organizações sociais, Pedro Frazão, grafiteiro que espalha mensagens por muros paulistanos, e Elie Horn, bilionário que aderiu ao The Giving Pledge.

Em seu testemunho, Horn, fundador da Cyrela, incentiva as pessoas a doarem ainda mais. “A pessoa tem que saber que, quando doa, ela faz o bem para terceiros e para si. Faça o bem, é a única coisa que conta.” 

“Diálogos Transformadores - Como Estimular a Cultura de Doação” tem apoio da Editora Mol

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