Municípios podem participar de edital que cria programa de coleta seletiva

Iniciativa inédita no país também atende localidades que desejem ampliar sistemas

SIG e Recicleiros oferecem programa para criar ou ampliar coleta seletiva de municípios de até 50 mil habitantes
SIG e Recicleiros oferecem programa para criar ou ampliar coleta seletiva de municípios de até 50 mil habitantes - Theo Marques/Folhapress
 
São Paulo

Uma iniciativa inédita no país permite que municípios com até 50 mil habitantes participem de edital para receber apoio técnico para criar ou ampliar programas de coleta seletiva. O objetivo é alavancar, de maneira estruturada e sustentável, as práticas do recolhimento de recicláveis e logística revers de embalagens em todo o país.

Atualmente, os sistemas das cidades brasileiras, principalmente das pequenas, enfrentam dificuldades técnicas e econômicas que muitas vezes inviabilizam sua operação. O alto nível de materiais não recicláveis, chamados de rejeitos, que chegam às centrais de triagem impacta diretamente na produtividade e na viabilidade dessas organizações.

Alguns princípios estabelecidos pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), como responsabilidade compartilhada entre governo, população e empresas e logística reversa de embalagens propõem um cenário propício para a criação de modelos inovadores com participação dos municípios e da iniciativa privada, gerando benefícios múltiplos e difusos.

Pensando nisso, SIG e Recicleiros, que já trabalham em iniciativas do tipo em Bom Jesus dos Perdões (SP), Xanxerê (SC) e Jijoca de Jericoacoara (CE) se juntaram no edital para que os projetos resultem em sistemas municipais coleta seletiva e reciclagem eficientes. A inteligência irá oferecer às localidades visa criar também essas zonas de convergência, tendo em vista a melhor relação custo-benefício.

Para participar, os municípios devem se inscrever pelo site até sexta-feira (22).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.