Associação que auxilia bebês com o vírus da zika vence Troféu Grão

ONG pernambucana estreou a categoria, que premia iniciativas inicipientes e de alto impacto social

Germana Soares, fundadora da UMA (União de Mães de Anjos), recebe Troféu Grão entregue por Carola Monteiro de Barros Matarazzo, presidente do Movimento Bem Maior
Germana Soares, fundadora da UMA (União de Mães de Anjos), recebe Troféu Grão entregue por Carola Monteiro de Barros Matarazzo, presidente do Movimento Bem Maior - Reinaldo Canato/Folhapress
Anna Rangel
São Paulo

Na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2018, que aconteceu na noite desta segunda (12) no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, a Folha lançou uma categoria para homenagear pequenas iniciativas de grande impacto social, o Troféu Grão.

A vencedora foi Germana Soares, da UMA (Associação de União de Mães de Anjos), organização não-governamental pernambucana que atua em áreas emergenciais no auxílio a crianças com a síndrome congênita do vírus da zika.

"Não estou apenas lutando por direitos fundamentais, mas direitos de pessoas vítimas do descaso", disse a empreendera social ao receber o troféu. "Agradeço por mais essa oportunidade. Com muita guerra, consegui dar voz a essas pessoas."

Sediada em Recife (PE), a ONG atende mais de 400 famílias em todo o estado e tem como objetivo aprimorar o atendimento para bebês com microcefalia causada pelo vírus e para suas famílias.

Além de oferecer doações para famílias cujas crianças foram afetadas pela doença, a Uma realiza iniciativas de apoio na capital de Pernambuco e em cidades como Caruaru e Arcoverde, no agreste, e Serra Talhada, no sertão. 

empreendedores de futuro

Na categoria Empreendedor Social de Futuro, os ganhadores foram Mathieu Anduze, 25, e Raphael Mayer, 24, da Simbiose Social. O troféu é destinado a líderes de até 35 anos que se destacaram em iniciativas em desenvolvimento.

A startup, criada em 2017, oferece uma plataforma que democratiza acesso a recursos de leis de incentivo, fazendo um "match" entre empresas e projetos adequados às suas demandas.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, IEL, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, e Fundação Banco do Brasil. Conta com apoio de Instituto C&A e Instituto Porto Seguro. ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL são parceiros estratégicos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.