Fundadores da Simbiose Social ganham prêmio para jovens

Mathieu Anduze e Raphael Mayer venceram na categoria Empreendedor Social de Futuro

Raphael Mayer (à esq.) e Mathieu Anduze (centro), fundadores da Simbiose Social, recebem o troféu do Prêmio Empreendedor Social de Futuro de David Hertz, integrante da Rede Folha que venceu a premiação em 2009
Raphael Mayer (à esq.) e Mathieu Anduze (centro), fundadores da Simbiose Social, recebem o troféu do Prêmio Empreendedor Social de Futuro de David Hertz, integrante da Rede Folha que venceu a premiação em 2009 - Reinaldo Canato/Folhapress
 
Wesley Faraó Klimpel
São Paulo

Mathieu Anduze e Raphael Mayer, com 25 e 24 anos respectivamente, fundadores da Simbiose Social, ganharam a décima edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro na noite desta segunda-feira (12), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

A categoria é destinada a empreendedores sociais com até 35 anos à frente de iniciativas em fase de consolidação.

"Estamos em uma mudança de era, onde o novo já surgiu, mas o velho está presente", afirmou Mayer ao receber o troféu. "Em muito pouco tempo não vai existir empreendedorismo sem ser social. Só ganhar dinheiro, sem propósito, não faz mais sentido."

"É uma honra estar no meio de pessoas incríveis que geram impacto social com a gente", complementeu Anduze.

Os amigos de adolescência criaram a Simbiose Social em 2017 com o intuito de democratizar o acesso aos recursos de leis de incentivo com uma plataforma que permite às empresas encontrarem projetos alinhados com suas demandas.

Segundo os fundadores da Simbiose Social, no âmbito federal, 71% dos projetos aprovados não saem do papel. Além disso, dos R$ 3 bilhões disponíveis para a renúncia fiscal em 2016, cerca de R$ 1,6 bilhão não foram utilizados.

Anduze e Mayer competiram no Prêmio Empreendedor Social de Futuro com André Biselli, 28, e Victor Castello Branco, 29, sócios da Ecolivery Courrieros, e Júlia Carvalho, 24, fundadora da Fast Food da Política.

A categoria é uma iniciativa exclusiva da Folha voltada para jovens de até 35 anos que estão à frente de iniciativas com um a três anos de existência ou em fase de consolidação, considerada a mais crítica por especialistas.

Anduze e Mayer foram eleitos por um júri de nove especialistas de diferentes áreas. Participaram da avaliação Hilde Schwab, presidente da Fundação Schwab; Maria Cristina Frias, diretora Editorial e de Redação da Folha; Marcos Lisboa, presidente do Insper e colunista da Folha, e Silvio Meira, fundador do Porto Digital.

Também participaram da avaliação Grace Mendonça, primeira mulher a ocupar o cargo de advogada-geral da União; Carlo Pereira, secretário da Rede Brasil do Pacto Global; Luiza Helena Trajano, presidente da rede Magazine Luiza e líder do grupo Mulheres do Brasil; Carlos Pereira, fundador da Livox, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2016, e Bruna Lombardi, atriz, escritora e produtora.

Eles avaliaram detalhados relatórios preparados por um time de jornalistas da Folha e consultores que foram a campo coletar informações e impressões sobre o trabalho dos seis finalistas do ano, nas duas categorias, além de realizar entrevistas com suas famílias, equipes de trabalho, parceiros, amigos, patrocinadores e beneficiários.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.