Com mais lixo gerado no isolamento, iniciativa coleta 1 tonelada de vidro para reciclagem

Minuto Pão de Açúcar e Green Mining lançaram a ação em março, em parceria com a Cervejaria Ambev

São Paulo

De acordo com dados Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), deve haver um aumento de 15 a 25% na geração de lixo doméstico durante o período de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.

Pensando em integrar o desenvolvimento sustentável às estratégias de negócio, o Minuto Pão de Açúcar firmou parceria com a startup brasileira Green Mining e com a Cervejaria Ambev para inserir a logística reversa nas lojas da rede em São Paulo. A ação, que teve início no mês de março, já coletou e enviou para a reciclagem o equivalente a 5.000 garrafas de cerveja long neck.

A ação, que ganhou o slogan "Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto", disponibiliza, nos pontos participantes, coletores exclusivos para o descarte de vidro. Os descartes podem ser garrafas, potes, copos e outros objetos, desde que estejam limpos e secos.

Ação já coletou e enviou para a reciclagem o equivalente a 5.000 garrafas de cerveja long neck
Ação já coletou e enviou para a reciclagem o equivalente a 5.000 garrafas de cerveja long neck - Divulgação

Quando as lixeiras estão cheias, os resíduos são recolhidos pelos coletores da Green Mining, que utilizam triciclos para evitar a emissão de CO2, levando o material até um ponto de concentração. Quando se atinge um certo volume, o vidro é levado direto à fábrica da Ambev, no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa.

De acordo o levantamento realizado pela Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem do material no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano. Em média, o mercado produz mais de 8,6 bilhões de embalagens por ano, o que equivale 1,3 milhões de toneladas de vidro.​

Pontos de descarte das embalagens de vidro em São Paulo:

  • avenida Paulista, 407 - Bela Vista
  • rua Padre Antonio José dos Santos, 554 - Brooklin
  • rua João Moura, 509 - Pinheiros
  • avenida Doutor Cardoso de Melo, 482 - Vila Olimpia
  • rua Fidencio Ramos, 81 - Vila Olimpia
  • rua Cardoso de Almeida, 1292 - Perdizes
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.