Descrição de chapéu Coronavírus

McDonald's, Unilever e outras empresas combatem a fome na pandemia

Doações de alimentos e marmitas contemplam profissionais da saúde e comunidades vulneráveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para combater a fome causada ou intensificada pela crise do novo coronavírus, empresas surgem com campanhas e iniciativas que atendem profissionais da saúde e comunidades mais vulneráveis.

O McDonald's é uma das empresas. A campanha #McObrigado já ultrapassou a marca de 50 mil combos doados a quem está na linha de frente do combate à pandemia.

Profissionais da área de saúde, caminhoneiros, catadores de materiais recicláveis e entidades que apoiam moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade têm sido beneficiados com as entregas feitas pelo McDonald´s no Brasil. A meta da rede é atingir 100 mil doações nas próximas semanas.

Outra frente de apoio é a entrega de 43 toneladas de ingredientes utilizados no menu dos restaurantes, como carne, ovos, tomate, cenoura, alface, cebola, banana prata e tangerina, entre outros, para associações que combatem a fome em todo país, como Mesa Solidária e Banco de Alimentos, integrante da Rede Folha.

Na mesma linha, a Unilever, que já doou mais de 700 toneladas de produtos e alimentos no combate à Covid-19, criou uma alternativa para conectar quem precisa e gosta de cozinhar às pessoas que não têm acesso a refeições diárias.

A Hellmann’s foi a marca escolhida pela companhia para liderar a ação, que conta com o apoio de parceiros como Ame Digital, Deloitte, Eats for You e iFood.

A expectativa é distribuir pelo menos 3.000 refeições prontas por dia para ONGs e comunidades em alta vulnerabilidade social.

A iniciativa faz parte do “Todos à mesa”, rede de solidariedade com a participação também da Coca-Cola Brasil, Copagaz e iFood. O consumidor compra uma marmita a partir de R$ 9 nas plataformas Eats for You, Ame Digital ou iFood, e a Unilever dobra a doação para alimentar mais pessoas e aumentar o faturamento dos pequenos restaurantes.

As refeições serão entregues no Parque Santo Antônio, na zona sul de São Paulo, na Sociedade Beneficente dos Franciscanos e na Rede Rua.

Em parceria com a startup de comida caseira Eats for You, a Unilever vai dobrar a quantidade de marmitas arrecadadas pela campanha "Faça o Bem". A cada refeição arrecadada pela campanha, duas serão doadas à população em situação de rua.

A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, está apoiando campanhas de diferentes instituições, ONGs e governos. Seu objetivo é viabilizar a doação de milhares de cestas básicas digitais por meio da emissão de quase 581 mil cartões Ticket Alimentação.

As famílias beneficiadas terão acesso a produtos que estão em falta em suas residências. Cada cartão entregue receberá em média três recargas, a serem feitas dentro do período de três meses, no valor de R$ 100 cada. O valor total recebido vai depender do pedido feito pela instituição.

Também pensando em auxiliar famílias carentes que foram afetadas pela crise, a Ale Combustíveis doou, nesta semana, R$ 1 milhão para a ONG Ação da Cidadania.

O recurso será destinado à aquisição de cestas básicas equivalentes a 1 milhão de refeições, que serão entregues a moradores de comunidades de baixa renda no Nordeste e em Minas Gerais.

A estimativa é fornecer 250 toneladas de alimentos a aproximadamente 6.000 mil famílias de 15 cidades durante três meses.

A doação da ALE integra a "Ação contra o Coronavírus" criada pela Ação da Cidadania. A proposta é levar alimentos para os mais atingidos pela crise em várias localidades do país.

O recurso será revertido em cestas básicas, que serão distribuídas para as famílias por comitês locais. Além da higienização das cestas, durante a entrega, será reforçada a importância de lavar as mãos e os itens antes de armazená-los. Serão atendidas, prioritariamente, famílias de comunidades próximas às bases de distribuição de combustíveis da Ale.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.