Evento online reúne artistas e lideranças sociais em prol da democracia

Lulu Santos, Marcelo D2, Felipe Neto e Djamila Ribeiro participam do Democracia Vive, com apresentações musicais e debates pela internet neste domingo (13)

São Paulo

Neste domingo (13), a partir das 15h, artistas, influenciadores e personalidades participam do evento online Democracia Vive!, transmitido pelo Youtube, mais uma iniciativa da campanha Brasil pela Democracia.

O objetivo do encontro é discutir valores democráticos e a vida em meio à pandemia da Covid-19, que já resultou na morte de 130 mil brasileiros.

Interessados podem participar da transmissão gratuitamente, pelo canal do Brasil pela Democracia no YouTube. A programação completa com todas as atrações está no site oficial da campanha.

Alcione e Marcelo D2 vão se apresentar juntos, assim como Elza Soares e Renegado. Além dos números musicais, a live vai promover discussões com a participação do influenciador digital Felipe Neto, da filósofa e colunista da Folha Djamila Ribeiro e da jornalista da Folha Patrícia Campos Mello.

"Democracia Vive! é a manifestação de artistas, intelectuais e organizações da sociedade civil pela defesa e pelo aprofundamento da nossa democracia, para que a voz do povo possa ecoar, ganhar força e resultar na redução de nossas desigualdades e na proteção da vida de todas e todos", afirma Oded Grajew, fundador do Instituto Ethos e presidente do conselho deliberativo da Oxfam Brasil.

O evento reúne também lideranças de torcidas organizadas adversárias para um bate-papo. Além de contar com a presença de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Ethos, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), centrais sindicais e mais de 70 entidades, organizações e movimentos sociais.

Lançada no final de junho, campanha Brasil pela Democracia reúne 80 entidades e tem coordenado ações online e offline em todo o país
Lançada no final de junho, campanha Brasil pela Democracia reúne 80 entidades e tem coordenado ações online e offline em todo o país - Facebook/Reprodução

"O evento reafirma que estamos mobilizados e atentos aos ataques à democracia, defendendo-a para que o direito à vida derrote o genocídio das mortes evitáveis, provocado pela União", afirma Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Organizada em palco virtual, a live é mais uma ação da campanha Brasil pela Democracia, uma ampla rede da sociedade civil unida, diz seu manifesto, "para reagir aos ataques às instituições e aos princípios e valores da convivência democrática e em defesa da vida, em risco pela ineficiência no combate ao coronavírus".

A proposta do Democracia Vive! é falar a toda a população sobre por que e como a democracia brasileira está em risco. Segundo os organizadores, é uma maneira de expor como desigualdade, desemprego, racismo, machismo, homofobia, desmatamento, fake news, violência e ataque às instituições ameaçam o país.

​Lançada em 29 de junho por 80 entidades e movimentos, a campanha Brasil pela Democracia tem coordenado ações em todo o Brasil. Entre as iniciativas está a Virada da Democracia, realizada em julho.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.