Descrição de chapéu
Henrique Bussacos e Gabriela Werner

Celebrando nossos avanços

Em um país com tantas desigualdades e desafios socioambientais, muitas vezes não temos a coragem de celebrar nossos avanços e conquistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Henrique Bussacos

Mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador público e diretor-executivo do Impact Hub São Paulo

Gabriela Werner

Presidente do Impact Hub Brasil e cofundadora do Impact Hub Floripa

O Impact Hub começou em 2005 em Londres e teve sua segunda unidade em 2007 em São Paulo. Juntos os fundadores desses primeiros Impact Hubs e outros pioneiros apoiaram a criação de mais de 100 Impact Hubs no mundo, sempre liderados por pessoas locais.

Desde o início, as pessoas ficavam surpresas quando mencionávamos que o Impact Hub São Paulo foi o segundo do mundo e que essa comunidade empreendedora no Brasil começou antes das comunidades de São Francisco, Nova Iorque, Berlim e Tóquio.

Essa baixa autoestima não nos impulsiona a liderar mudanças que nós, brasileiros, temos capacidade e contexto para fazer, como na bioeconomia.

Estamos acompanhando um trabalho incrível do Impact Hub Manaus, Idesam e vários outros atores que formam o PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia) para acelerar a bioeconomia e pouco se fala a respeito no país.

Esse ano celebramos o fato da comunidade empreendedora Impact Hub no Brasil ser a maior do mundo!

Roda de conversa no Impact Hub Floripa
Roda de conversa no Impact Hub Floripa - https://impacthubfloripa.com.br/ Reprodução

O Impact Hub Floripa tem a maior comunidade empreendedora do mundo e, somadas, as comunidades empreendedoras de Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Manaus chegamos a 3 mil membros. Além disso impactamos mais de 10 mil pessoas por meio dos nossos programas de empreendedorismo e inovação que beneficiam mais de 1 milhão de pessoas.

Um desses programas é o Salto Aceleradora de MEIs. Desde 2017 ele já acelerou mais de 2.000 microempreendedores individuais em mais de 120 cidades, em parceria com o Sebrae, com Prefeituras municipais, com cooperativas de microcrédito e com mais de 500 mentores voluntários. São 2.000 histórias de superação e crescimento econômico, além da prática da colaboração entre os participantes e com os mentores.

Outra iniciativa ousada é o Ideia.gov, hub de inovação que tem como objetivo trazer soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo. Em 2020, foram lançados 4 desafios para tecnologia em saúde, com 178 propostas recebidas e 8 soluções selecionadas.

Esta engrenagem gera uma dinâmica ganha-ganha-ganha: a startup ganha acesso às compras públicas governamentais, a gestão pública ganha eficiência e os cidadãos ganham melhores serviços.

É claro que ainda há muito a ser feito para reduzir desigualdades, gerar oportunidades para todos e combater as mudanças climáticas.

Mas vale uma pausa para reconhecer os avanços. Celebrar é fundamental para alimentarmos um ciclo virtuoso, no qual realizações inspiram mais transformações por um país mais justo, inclusivo e próspero.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.