Finalistas na categoria Mitigação da Covid-19 do Empreendedor Social do Ano vão à votação popular

Durante 30 dias, público poderá votar e/ou doar para suas iniciativas preferidas na Escolha do Leitor, etapa final da premiação focada na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quinta-feira (1º) tem início a votação dos destaques na categoria Mitigação da Covid-19 do Prêmio Empreendedor Social do Ano. Durante o mês de abril, o público poderá eleger seus favoritos entre os dez finalistas que atuaram para reduzir os impactos da crise decorrente da pandemia em 2020.

Na plataforma de votação (folha.com/escolhadoleitor2021), criada em parceria com Movimento Arredondar, Doare e PagSeguro, também será possível doar para as iniciativas, contribuindo para ampliar o impacto das organizações, fundos e negócios sociais que atuam com comunidades vulneráveis ou na mitigação dos efeitos sanitários e econômicos da Covid-19.

Pensamos em um formato não só para reconhecer empreendedores sociais que têm feito a diferença, mas para incentivar a doação para que esses projetos gerem ainda mais impacto”, diz Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Movimento Arredondar.

Os destaques desta fase são: Comitê das Favelas; Florescer Brasil; Fundo Emergencial para a Saúde; Heróis Usam Máscaras; Humanizando a Pena, Protegendo a Vida; + Manutenção de Respiradores; Matchfunding Enfrente; Missão Covid-19; Unidades Móveis de Enfrentamento à Covid-19 e Vitalk.

A enquete Escolha do Leitor teve início com a votação da categoria Ajuda Humanitária, finalizada em 31 de março. O resultado da votação, bem como os valores captados em doação só serão revelados após o término desta etapa final da premiação, que se estenderá até o final de maio.

“A interação com o leitorado nesta edição da categoria popular vai além do voto e se converte na possibilidade de o público poder apoiar iniciativas que fizeram diferença na pandemia, uma vez que os desafios do enfrentamento à Covid-19 continuam”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Para Felipe Antunes, sócio diretor da Doare, o resultado demostrou que a Escolha do Leitor é uma excelente oportunidade para engajar mais brasileiros no ato de doar. “O destaque dessa edição tem sido as doações, imprescindíveis para as organizações sociais no contexto da pandemia”, afirma.

Neste momento de crise, as iniciativas retomam ações de combate à fome, produção de insumos hospitalares e kits de higiene e apoio a pessoas em risco social por todo o país.

Dois dos finalistas optaram por destinar as eventuais contribuições obtidas na plataforma da Escolha do Leitor para organizações sociais ou causas alinhadas com seus valores. A Vitalk apoiará a ONG Arterapia e a Unidades Móveis de Enfrentamento à Covid-19 destinará suas doações para a campanha Família Apoia Família.

Escolha do Leitor: Passo a passo para votar e doar para sua iniciativa preferida
Escolha do Leitor: Passo a passo para votar e doar para sua iniciativa preferida - Reprodução

Para Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro PagBank, o reconhecimento dessas iniciativas do prêmio especial em resposta à Covid-19 é fundamental neste momento de crise.

“Nós nos orgulhamos em contribuir ativamente com o Prêmio Empreendedor Social através de tecnologias financeiras que facilitam não só o dia a dia de milhões de consumidores e empreendedores brasileiros como de quem busca apoio para projetos sociais e filantrópicos”, afirma o CEO. O PagSeguro é o meio de pagamento exclusivo da Escolha do Leitor 2021.

Será possível doar a partir de R$ 5 por meio de boleto, cartão de crédito ou Pix. Após votar, aparece a opção “Doar Agora”. Basta selecionar o valor, preencher os dados e cadastrar email para receber o comprovante. É possível votar e doar para mais de uma iniciativa.

Em 1º de maio terá início a votação na categoria Legado Pós-pandemia, encerrando a última fase da premiação de resposta à Covid-19. Os vencedores da Escolha do Leitor, tanto os recordistas de votos quanto os líderes na captação de doações, serão anunciados em junho deste ano.

VOTE NA SUA INICIATIVA FAVORITA NA ESCOLHA DO LEITOR

Clique para votar no Comitê das Favelas

Clique para votar na Florescer

Clique para votar no Fundo Emergencial para a Saúde

Clique para votar na Heróis Usam Máscaras

Clique para votar no Humanizando a Pena, Protegendo a Vida

Clique para votar no + Manutenção de Respiradores

Clique para votar no Matchfunding Enfrente

Clique para votar na Missão Covid-19

Clique para votar no Unidades Móveis de Enfrentamento à Covid-19

Clique para votar na Vitalk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.