Desafios da moradia no país são tema de evento e formação gratuitos

Iniciativas em habitação social podem se inscrever em programa de aceleração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os desafios da moradia no país são tema de duas ações promovidas pela Artemisia no mês de setembro. A organização que fomenta negócios de impacto social abre inscrições para acelerar iniciativas em habitação e realiza evento virtual para discutir arranjos inovadores neste ecossistema.

No dia 16 de setembro, a partir das 14h, o evento “Inovação e Empreendedorismo de Impacto para Habitação Social” debate caminhos para a resolução dos desafios de moradia do país e como a pandemia reforçou a urgência de arranjos inovadores e escaláveis.

“A crise na habitação no Brasil agravou-se com a disseminação da Covid-19 porque muitas pessoas não encontraram em seus próprios lares a proteção necessária para evitar o contágio”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

homem posa em favela
Vivenda, do empreendedor social Fernando Assad, atua na reforma de moradias populares - Renato Stockler

Ela explica que habitações insalubres, pequenas e com ventilação comprometida tornaram-se fator de risco, se associando à falta saneamento básico, esgoto sanitário, água potável e coleta de lixo.

Correalizado por Artemisia, Gerdau, Tigre, Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos, Leroy Merlin, Habitat para a Humanidade Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e Vivenda, o evento é gratuito e recebe inscrições pelo site impactosocial.artemisia.org.br/eventohabitacao.

Negócios que já atuam com habitação social podem se inscrever até 17 de setembro no Lab Habitação: Aceleração de Negócios. A quarta edição do programa impulsionará até 20 negócios de impacto durante 12 semanas.

A proposta é fortalecer iniciativas destinadas a tornar as moradias da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica mais saudáveis, dignas e confortáveis.

Podem se inscrever empreendedores com soluções em acesso e eficiência de serviços básicos, aluguel acessível para moradia adequada, capacitação e oportunidades para profissionais na construção civil, inovações de processos e materiais na construção civil, entre outros.

Idealizado pela Coalizão Habitação, formada por Artemisia, Gerdau, Instituto Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin, o Lab Habitação tem inscrições pelo site artemisia.org.br/habitacao/lab.

“Negócios de impacto social podem oferecer soluções e buscamos empoderar pessoas e empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira”, afirma Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau.

Os participantes terão acesso a uma rede de mentores e empreendedores do setor, além de conteúdos práticos para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento.

Ao final do programa, cinco negócios de destaque receberão R$ 30 mil cada e seguirão na aceleração de maneira individual por mais três meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.