Negócios que tornam moradias mais saudáveis e dignas são destaques de programa de aceleração

Iniciativas receberam capital semente e capacitação para aumentar seu impacto social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quatro negócios de impacto que atuam com melhoria das condições de moradia de milhares de brasileiros receberam recursos e capacitação na terceira edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia.

As empresas Akredito, Biosaneamento, Comuta Arquitetura e Isobloco ganharam capital semente de R$ 30 mil cada e acesso a metodologia intensiva e personalizada para desenvolvimento dos negócios.

As iniciativas atuam com acesso a microcrédito habitacional, saneamento básico, inovação na construção civil e reformas habitacionais de baixo custo.

O programa de aceleração de curta duração, que já apoiou mais de 80 empreendedores em três edições, é uma iniciativa da coalização pela habitação liderada pela Artemisia e Gerdau em parceria com o Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos.

Luiz Alberto Altmann Fazio e Henrique Mazzei, fundadores da Biosaneamento
Luiz Alberto Altmann Fazio e Henrique Mazzei, fundadores da Biosaneamento - Divulgação

Dezoito negócios passaram pela aceleração. O objetivo é o de fortalecer empreendedores que têm conduzido soluções destinadas a tornar as moradias mais saudáveis, dignas e confortáveis, com potencial de atender comunidades em situação de vulnerabilidade social.

“Se antes da pandemia o tema era urgente, hoje é de extrema relevância contribuir para melhorar a vida de um contingente de pessoas que reside em condições inadequadas”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

A aceleradora apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social por meio de sua atividade principal.

“Temos que atentar para a importância de apoiar empreendedoras e empreendedores e essas iniciativas selecionadas têm potencial para impactar positivamente a vida de muitos brasileiros”, completa.

A paulista Biosaneamento atua com infraestruturas modulares e de fácil execução em qualquer tipo de terreno, além de tratar esgoto sem adição química. O projeto já beneficiou mais de 500 famílias e 2.000 pessoas diretamente.

A Comuta Arquitetura, de São Paulo, faz reformas habitacionais em pacotes subdivididos por cômodos e enxerga o pedreiro como agente fundamental nas relações com as comunidades.

A Akredito, com sede no Rio de Janeiro, negocia dívidas e limpa o nome de pessoas negativadas, possibilitando ao cliente reduzir em 73% o valor da dívida. A quitação é o primeiro passo para que se possa realizar planos como a compra da casa própria.

A Isobloco, de Alagoas, atua com um sistema construtivo modular, ecoeficiente, sustentável, salubre e econômico, formatado na união do concreto celular com aços longos.

homem e mulher posam lado a lado
Carlos Henrique França Ramos e Debora Rocha Vilela de Farias, fundadores da Isobloco - Divulgação

O vice-presidente da Gerdau Aços, Marcos Faraco, aponta que negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com temas de habitação para a população de baixa renda no país. “Com a iniciativa buscamos empoderar pessoas e empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira”, afirma.

Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, afirma que é fundamental dar subsídios para fortalecer a jornada completa dos empreendedores.

“Precisamos garantir que mantenham os negócios de pé, evitando que entrem nas estatísticas de falência e desemprego –potencializadas durante a pandemia–, assim como continuem a promover impacto socioambiental”, diz.

Segundo ele, o momento traz uma reflexão importante sobre o quanto é necessário olhar para a saúde das habitações. “É preciso estar atento à qualidade dos ambientes de convívio para que possamos nos proteger de forma adequada em cenários como o que estamos enfrentando”, completa Guggenberger.

A iniciativa conta com apoio da Caixa, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, da Vivenda, da Habitat para a Humanidade Brasil e do Instituto Iguá.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.