O que é Fiis, o Festival de Inovação e Impacto Social

O Fiis (Festival de Inovação e Impacto Social) foi criado para reunir em um só lugar líderes de organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas.

Para movimentar Poços de Caldas (MG), escolhida na primeira edição para se tornar a capital da inovação social no Brasil, o evento agrega o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, formada por cem líderes, o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, correalizadora desta edição, e o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina.

O festival foi construído para aqueles que já têm um caminho a mostrar, uma ideia transformadora que gera impacto positivo. Eles são voluntários, líderes de ONGs, Oscips, negócios sociais, movimentos etc. que se enquadram no conceito do “já fiz”, mas que ainda está em processo de escala.

O evento também foi feito para executivos, gestores da iniciativa privada, captadores de recursos, investidores, agentes públicos, comunicadores, estudantes, artistas e inspiradores. Todos unidos por uma causa, para debater ideias transformadoras em rede, apresentar negócios disruptivos, promover mudanças sistêmicas, gerar resultados inspiradores e causar impacto positivo na sociedade.

Dentro de uma programação variada, pensada ao lado dos parceiros Lunedi, Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e Aliança Latina, Agenda Pública e Vivejar, os temas centrais abordam o futuro dos negócios sociais e das ONGs, captação, mobilização e conexão, inovação e novo significado do voluntariado. 

Esses e outros assuntos são discutidos em masterclass, workshops, painéis e outros formatos, tendo como centro os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Quem for participar pode também enviar sugestões de assuntos, mesas, palestras que fazem parte da Programação Paralela, com a curadoria de Sérgio Andrade, fundador da Agenda Pública e membro da Rede Folha.

Além disso, por ser um festival, música, artes, festas e comida são atrações, em meio a uma intensa programação de seis dias que vai ter a inovação social como protagonista.

Não poderiam faltar também vivências e interações com a própria cidade de Poços de Caldas (MG), que durante uma semana se transforma na capital da sustentabilidade e da inovação social do país.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.