Alianza Latina mostra estratégias para melhorar cuidados com pacientes

No Fiis, o Fórum de Melhores Práticas para o Terceiro Setor traz soluções adotadas em diferentes países

Ana Paula Franzoia
Poços de Caldas (MG)

A troca de experiências realizada entre os membros da Alianza Latina, rede que reúne ONGs latino-americanas da área da saúde, foi destaque do painel Construindo Convergências para a Garantia do Impacto Social, que integrou a programação do Fórum de Melhores Práticas para o Terceiro Setor, no domingo (4), dentro do Fiis (Festival de Inovação e Impacto Social).

A rede internacional é conduzida pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), integrante da Rede Folha e parceira na realização do  Fiis. O evento teve programação intensa e reuniu mais de cem representantes de ONGs e associações de 20 países com o objetivo de profissionalizar os grupos de apoio a pacientes com câncer na América Latina.

Participantes do Fórum de Melhores Práticas para o Terceiro Setor acompanham painel Construindo Convergências para a Garantia do Impacto Social durante o Fiis
Participantes do Fórum de Melhores Práticas para o Terceiro Setor acompanham painel Construindo Convergências para a Garantia do Impacto Social durante o Fiis - Anderson Heldt/Divulgação

Entre as boas práticas debatidas no domingo estão os exemplos de alianças estratégicas que estão acontecendo em diversas regiões do planeta. Merula Steagall, fundadora da Abrale, disse que a ideia é aproveitar a convergência de interesses para um propósito coletivo. 

Um dos casos apresentados durante a plenária foi o da criação, no México, de uma rede formada por entidades que assistem patologias diversas que, juntas, terão mais força para negociar com o governo uma política de prevenção e assistência aos pacientes com câncer. “A ideia é estar estruturado e forte para negociar uma proposta que garanta uma política governamental de apoio aos doentes oncológicos como a que existe no Brasil.

Outro caso citado por Merula vem do Paraguai, onde a associação de supermercadistas adotou um sistema de arredondar o troco e encaminhar o valor arrecadado para várias entidades não governamentais. Aos moldes do que já faz a Arredondar, que venceu o Prêmio Empreendedor Social de Futuro.

No Brasil, a parceria se deu entre a Turma do Bem, correalizadora do festival, e a Abrale. Merula contou que um curso online para capacitar profissionais da saúde produzido pela Abrale também ficará disponível para dentistas da Turma do Bem.

“Existem poucos profissionais fazendo tratamentos odontológicos em pacientes com câncer na rede pública e nosso objetivo é ampliar, pois o paciente necessita de cuidados especiais por causa da baixa imunidade e do uso de medicamentos que afetam as mucosas”, disse.

A Abrale também apresentou um projeto Todos Juntos Contra o Câncer, que pretende agrupar 140 entidades, profissionais de saúde, ONGs, associações em torno de uma agenda coletiva para melhorar os desfechos na prevenção e tratamento da doença. “Essa iniciativa surgiu no Fórum Mundial”, contou Merula.

Na segunda-feira um dos painéis organizados pela Rede Folha sobre Saúde para Quem Precisa, foi apresentado na sala da Alianza Latina. Merula acredita que essa convergência de interesses e objetivos são a principal característica do Fiis ​falou sobre o tema com a TV Folha.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.