Descrição de chapéu The New York Times Viver

Dieta rica em fibras ajuda evitar hemorroidas; conheça sintomas e tratamentos

Quem tem a condição pode sentir coceira, ardor e ter sangramentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melinda Wenner Moyer
The New York Times

Se há um assunto que nunca aparece na conversa, mas aflige uma grande parcela dos americanos, são as hemorroidas. Pelo menos metade dos adultos americanos com mais de 50 anos sofreram sintomas desagradáveis de hemorroidas, que são vasos sanguíneos aglomerados e inchados no reto inferior. Mas até os cirurgiões colorretais ficaram chocados quando pedi que falassem comigo sobre o assunto.

"Eu ri quando recebi esse pedido", disse Robert Cima, cirurgião colorretal da Clínica Mayo em Rochester, em Minnesota. "Pensei: 'Essa é uma ligação punk? O New York Times quer saber sobre hemorroidas?'"

Aqui está o que aprendi sobre prevenção e tratamento de hemorroidas após conversar com quatro médicos.

Hemorrhoids Disease Pain And Trouble For Adult Person
Uma dieta rica em fibras ajuda e prevenir hemorroidas - Andrey Popov/Adobe Stock

Conheça os sintomas

Todo mundo nasce com tecido hemorroidário. Na verdade, esses vasos sanguíneos que revestem o ânus têm uma função útil: eles nos ajudam a sentir o que está no reto, disse Cima. São o motivo pelo qual você pode (geralmente) dizer se a pressão que está sentindo lá embaixo é gás ou diarreia, ou um movimento intestinal normal.

As hemorroidas também ajudam a formar um selo dentro do ânus que o mantém fechado, como uma espécie de calafetagem numa porta, explicou Cima.

É somente quando as hemorroidas ficam inchadas e inflamadas que causam sintomas desagradáveis. Esses sintomas podem incluir coceira, ardor, sangramento e, às vezes, protrusão da hemorroida fora do corpo.

As hemorroidas ficam inflamadas normalmente por causa do esforço durante os movimentos intestinais, disse Rahul Narang, cirurgião colorretal da Langone Health, na Universidade de Nova York.

A maioria das hemorroidas são chamadas de hemorroidas internas, o que significa que elas se desenvolvem dentro do ânus, mesmo que às vezes se projetem. As pessoas podem, mais raramente, ter hemorroidas externas, que afetam os vasos sanguíneos fora do ânus. Estas tendem a ocorrer de repente e são extremamente dolorosas, disse Cima, mas geralmente desaparecem sozinhas dentro de uma semana.

Mesmo que você tenha sintomas de hemorroidas, não deve presumir que tem hemorroidas, disse Karen Zaghiyan, cirurgiã colorretal do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles. Sintomas como sangramento retal e dor também podem ser causados por outros problemas, incluindo fissuras anais (feridas no ânus), fístulas anais (túneis infectados entre o ânus e a pele) e câncer retal.

Um médico deve realizar um exame retal com um dedo para descartar outros problemas, disse ela. Se não houver, considere procurar um especialista, como um gastroenterologista ou cirurgião colorretal, que também pode solicitar um exame endoscópico, como uma colonoscopia, para diagnosticar adequadamente o problema, disse Cima.

Como prevenir

Quando se trata de evitar hemorroidas, comer uma dieta rica em fibras quase certamente ajuda, disse Neha Mathur, gastroenterologista do Hospital Metodista de Houston. Ela recomendou consumir 20 a 30 gramas de fibra por dia.

Manter-se hidratado também pode fazer uma grande diferença, disse Narang. A fibra e a água facilitam os movimentos intestinais, o que reduz as chances de as hemorroidas se inflamarem, explicou ele.

O modo como você se senta no vaso sanitário também importa: produtos como o Squatty Potty –um banquinho colocado sob seus pés enquanto está sentado no vaso– alteram o ângulo em que você se senta de uma maneira que pode reduzir o esforço, acrescentou Mathur.

Ficar sentado por longos períodos de tempo em geral também pode piorar os sintomas de hemorroidas, disse Cima, assim como levantar grandes pesos com a parte superior do corpo, que tensiona os vasos sanguíneos ao redor do ânus. Ele disse que muitas vezes homens o procuram com hemorroidas dolorosas depois de ficarem desidratados durante atividades físicas extenuantes.

As mulheres também costumam desenvolver sintomas de hemorroidas durante a gravidez, em parte porque, à medida que o útero cresce, aumenta a pressão na região anal, disse Mathur. Mudanças hormonais e vitaminas pré-natais também aumentam a chance de as mulheres grávidas terem prisão de ventre (constipação), o que piora o problema, fazendo com que elas se esforcem ao evacuar, disse ela.

Fibra, hidratação e menos tempo gasto no banheiro podem ajudar, assim como um amaciante de fezes. Mathur recomendou que as mulheres grávidas com hemorroidas conversem com seus médicos sobre opções de tratamento seguras.

Tratamentos simples podem ajudar

Os médicos categorizam as hemorroidas internas em estágios de 1 a 4, dependendo de suas características físicas e gravidade. Para hemorroidas menores –de grau 1, que não se projetam para fora do ânus, e de grau 2, que podem se projetar, mas depois voltam sozinhas–, as pessoas geralmente podem obter alívio seguindo as recomendações mencionadas acima.

Elas também podem se sentir melhor depois de se sentarem em um banho de assento ou banho de sal Epsom (sulfato de magnésio) durante 15 minutos, disse Narang. Esses banhos acalmam o tecido e reduzem a inflamação.

Fiquei surpreso ao saber com Cima que loções e géis para hemorroidas vendidos sem receita muitas vezes não ajudam tanto quanto as pessoas esperam. Eles podem aliviar brevemente os sintomas, disse ele, mas não resolvem o problema subjacente.

Se os sintomas das hemorroidas não melhorarem, um procedimento no consultório pode ajudar, disse Narang. Um tratamento popular é a ligadura elástica, na qual o médico usa um instrumento para colocar um elástico ao redor da base da hemorroida, o que interrompe o fluxo sanguíneo para o tecido inflamado e faz com que ela morra e caia dentro de um a quatro dias.

É rápido, relativamente indolor e requer muito pouco tempo de inatividade para o paciente, disse Mathur. Algumas pessoas podem voltar ao trabalho após o procedimento. Mas outras podem precisar de vários tratamentos.

Hemorroidas graves podem ser tratadas com cirurgia

Hemorroidas internas de grau 3 e 4 –grau 3 significa que a hemorroida se projeta para fora do ânus, mas pode ser empurrada manualmente de volta para dentro, e grau 4 é quando está constantemente fora do ânus– às vezes requerem cirurgia.

Há opções cirúrgicas disponíveis. Uma delas é a hemorroidectomia excisional, que é a remoção cirúrgica da hemorroida, disse Narang.

Outra opção é a anopexia grampeada (também chamada de hemorroidopexia grampeada), na qual um médico remove parte da hemorroida e depois a grampeia de volta, reduzindo-a a um tamanho normal, disse Cima.

Alguns médicos, em vez disso, usam a ligadura da artéria hemorroidária guiada por Doppler, que é uma boa opção para hemorroidas que sangram muito, disse Narang. Neste procedimento, o médico amarra as artérias principais que alimentam a hemorroida, fazendo com que ela murche e caia.

Embora os procedimentos cirúrgicos geralmente funcionem, não estão isentos de possíveis desvantagens, disse Mathur. Eles podem ter recuperações dolorosas e mais longas do que os procedimentos de consultório e podem causar incontinência fecal.

Além disso, mesmo após a cirurgia, as hemorroidas podem retornar –algumas cirurgias, como a ligadura da artéria, estão associadas a até 30% de chance de recorrência, disse Narang. Isso ocorre em parte porque esses tratamentos removem ou matam uma parte do tecido hemorroidário do corpo, mas deixam para trás o resto, que pode se tornar ingurgitado e inflamado, disse Cima.

Se as pessoas não abordarem os fatores de estilo de vida que causam hemorroidas, é mais provável que o problema retorne.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.