Descrição de chapéu The New York Times Beleza

Retinol e vitamina C ajudam a tratar e prevenir rugas na área dos olhos

Especialistas disseram, porém, que o mais importante é não esquecer do protetor solar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Annie Sneed
The New York Times

Os cremes para a área dos olhos realmente previnem as rugas?

Seja por conta do envelhecimento, da exposição ao sol, do tabagismo ou do hábito de cerrar os olhos frequentemente ao sorrir ou franzir o cenho, ninguém está imune a desenvolver os vincos e linhas finas na pele que aparecem com a idade.

E a área em volta dos olhos é especialmente suscetível a essas alterações. "A pele debaixo dos olhos e em volta deles é delicada e mais fina", explicou Sara Perkins, professora de dermatologia na Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos. "É uma área onde rugas e linhas aparecem mais visivelmente que em outras."

Creme para a área dos olhos realmente funcionam? - Adobe Stock

Enquanto algumas pessoas não se importam muito com as rugas no canto dos olhos, outras talvez queiram desacelerar esse processo de envelhecimento e conservar sua pele com aparência mais jovem. Elas podem se perguntar: será que aqueles potinhos de creme para a área dos olhos, pequenos e caros, valem a pena? Veja o que dizem os especialistas.

Cremes antienvelhecimento, em geral, funcionam?

Segundo Perkins e Zakia Rahman, professora clínica de dermatologia na Universidade Stanford, há evidências de que os cremes para a área dos olhos –e mesmo os hidratantes faciais comuns— podem ajudar a prevenir e reparar rugas. Mas há um grande porém: eles precisam conter alguns ingredientes ativos imprescindíveis –retinóis (ou retinoides vendidos com prescrição médica) ou vitamina C.

"Em termos da eficácia dos cremes para a área dos olhos, não é justo colocar todos no mesmo saco", disse Perkins. "Alguns deles podem ser apenas hidratantes mais ‘chiques’, mas sem ingredientes biologicamente ativos."

Os retinóis e os retinóides são compostos químicos estreitamente relacionados derivados da vitamina A. Os retinóides geralmente são vendidos com receita médica, enquanto os retinóis são encontrados em produtos vendidos sem receita. Esses produtos podem aumentar a renovação celular, evitar a degradação do colágeno, produzir colágeno novo e criar mais ácido hialurônico (uma substância que o corpo produz naturalmente e ajuda a conservar a pele hidratada).

Especialistas dizem que há boas evidências de que esses compostos ajudam a prevenir e atenuar as rugas. "Todo dermatologista que conheço, incluindo eu mesma, usa esses produtos como parte de sua rotina de cuidados com a pele", disse Rahman.

As duas dermatologistas destacaram que retinóis e retinóides –mas especialmente o último, que é mais potente— podem causar irritação da pele, que deve diminuir com o tempo. Se você vai comprar um produto com retinol, vendido sem receita médica, Perkins recomenda algo que tenha pelo menos entre 0,25% e 1% de retinol.

Perkins alertou que esses produtos podem agravar queimaduras solares, razão por que ela recomenda que sejam aplicados à noite e que se use protetor solar durante o dia. Ela também mencionou que os produtos são menos eficazes quando expostos à luz solar. E ambas as especialistas ressaltaram que grávidas não devem usar produtos contendo retinol ou retinóides.

Também há evidências moderadas de que a vitamina C tópica ajude a inibir ou atenar rugas. "Ela é um antioxidante poderoso", disse Rahman –ou seja, a vitamina C neutraliza os radicais livres, moléculas nocivas que podem prejudicar a pele. E também ajuda com a produção de colágeno. Mas Perkins observou que, apesar de haver evidências convincentes de que a vitamina C tópica ajude a combater rugas, os dados a favor dos retinóis e retinóides são mais robustos.

Se você vai escolher entre as duas opções, as duas dermatologistas recomendaram que dê preferência a um retinol ou retinóide, não à vitamina C tópica. Como é o caso com os retinóis e retinóides, a vitamina C tem o potencial de irritar a pele.

As especialistas também disseram que há evidências de que produtos para a pele contendo ácido hialurônico podem melhorar a aparência da pele. Esse ingrediente pode afofar a pele, conferindo um visual mais jovem. Mas esses efeitos são apenas temporários, segundo as duas.

"Há dados indicando que o ácido hialurônico melhora a aparência de linhas finas e rugas", disse Perkins. Mas "ele funciona de maneira diferente, hidratando a pele, e não atua ao nível molecular", como os outros ingredientes ativos mencionados acima.

Eles são melhores que os hidratantes para prevenir rugas?

"Os cremes para a área dos olhos são uma das coisas que mais me irritam", disse Perkins, explicando que os ingredientes desses produtos geralmente são os mesmos encontrados em hidratantes faciais.

Rahman concordou. Os cremes para a área dos olhos podem ser um pouco mais espessos ou ter ingredientes ativos em intensidade mais baixa que os outros produtos para a pele do rosto, já que são feitos para ser usados na pele sensível das pálpebras. Mas "tendem a custar mais por grama que os hidratantes comuns usados no rosto, e em muitos casos não possuem ingredientes muito diferentes", ela disse, revelando que ela própria usa hidratante facial comum para a área em volta dos olhos.

Vale a pena comprar um creme para a área dos olhos?

A não ser que você tenha preferência por um produto especial para a área dos olhos, um hidratante facial comum que contenha os ingredientes ativos acima mencionados deve funcionar igualmente bem contra as rugas.

Se você comprar um creme para a região dos olhos com esses ingredientes, provavelmente vai apenas pagar mais por um produto com volume menor que terá benefícios semelhantes. Mas não espere um milagre com nenhum desses produtos, e os resultados podem levar tempo para aparecer. "Os efeitos levam meses, não dias" para aparecer, disse Rahman.

Qual é o melhor método para prevenir rugas na área dos olhos? As duas dermatologistas são inequívocas: usar protetor solar é imprescindível.

Tradução Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.